De acordo com SEDUC, aulas presenciais retornarão para 100% das escolas da rede estadual.
A partir do dia 8 de novembro, próxima segunda-feira, as turmas do ensino fundamental e médio da rede escolar estadual, retornarão as aulas de modo 100% presencial.
Tal medida foi anunciada por Rafael Brito, secretário da Educação em Alagoas, na sexta-feira passada (29), por intermédio de uma publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) que anunciava o fim do sistema híbrido de ensino, o qual consiste no revezamento semanal da turma (50% da capacidade) para assistir as aulas ao vivo.
O secretário ressalta que:
“Há algum tempo Alagoas vive uma estabilidade em relação aos números da Covid-19 nos seus níveis mais baixos e, como outros estados do país fizeram com sucesso, era o momento, sob determinação do governador Renan Filho, de voltarmos nosso olhar para a Educação, a retomada da aprendizagem e recomposição do conteúdo perdido nesse período. A evasão escolar foi uma das maiores dificuldades impostas pela pandemia, com o ensino híbrido conseguimos reduzir esses números para 68% e acreditamos que o retorno integralmente presencial será uma forma decisiva de avançarmos ainda mais nestes resultados.”
Todavia, a plena retomada das atividades necessita do acompanhamento e da manutenção dos protocolos de orientação à gestão escolar. Sendo assim, dentre outras medidas, ficam mantidos: o uso de máscara no ambiente e transporte escolar, higienização das mãos com água e sabão ou álcool 70%, não compartilhamento de objetos pessoais e pedagógicos e o uso de garrafas ou copos pessoais para o consumo de água.
Desse modo, caberá a cada unidade de ensino avaliar seus espaços físicos e organização necessária para que haja o retorno seguro das turmas do Ensino Médio e Fundamental da rede pública, adotando, portanto, todas as medidas necessárias de enfrentamento à Covid-19, evitando chances de disseminação e propagação do vírus.
Por fim, vale ressaltar que, mesmo com o retorno presencial, poderão permanecer no ensino remoto os estudantes que possuam justificativa médica ou que façam parte dos seguintes grupos: gestantes e puérperas, alunos com idade a partir de 12 anos que tenham comorbidade e não tenham completado o ciclo vacinal contra a Covid-19, menores de 12 anos que pertençam aos grupos de risco contra a Covid-19 e/ou condição de saúde maior.