Artesanato alagoano feito à mão é mostrado ao público por galeria virtual.
O Governo de Alagoas, por intermédio da Sedetur, criou o programa Alagoas Feito à Mão em 2015, com objetivo de criar ações que promovam o segmento do artesanato no estado e contribuam para a geração de renda e qualidade de vida dos artistas locais. As principais atividades são focadas nas participações de feiras e eventos nacionais, divulgação do catálogo comercial do artesanato alagoano e mapeamento e identificação das oficinas dos artesãos.
Em 2021, no endereço digital http://alagoasfeitaamao.com.br está sendo exposto peças do artesanato alagoano, tais como peças de madeira, chapéus de guerreiro, roupas, mosaicos de azulejos, acessórios e objetos decorativos. A plataforma online do Alagoas Feita À Mão foi desenvolvida e sensivelmente atualizada com o fito de facilitar a compra, navegação e contato dos compradores com os artesões dos produtos.
Essa iniciativa é um benefício para mais de 170 adesões, que foi desenvolvida e executada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e contará com um novo layout e uma nova maneira de exibir as peças.
Sendo assim, com mais de 2 mil produtos anunciados, o site reflete a riqueza e diversidade de tipologias de Alagoas, indo desde o bordado filé às esculturas de barro, passando pelo cipó, cerâmica e madeira. A loja online beneficia indiretamente mais de 300 artesãos e grupos produtivos do estado, gerando renda e visibilidade para quem trabalha com artesanato.
Vale ressaltar que além das peças disponíveis para a venda, a plataforma também traz outros conteúdos para os consumidores, tais como vídeos, fotos e o catálogo digital do Programa, que reúne a produção dos diversos artistas locais e traz fatos e curiosidades sobre eles e a arte alagoana.
De acordo com a gerente de Design e Artesanato da Sedetur, Daniela Vasconcelos:
“É um upgrade da plataforma que vem principalmente para facilitar a comunicação do artesão com o consumidor, tendo em vista que agora a negociação da peça é feita diretamente por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp. A gente entende que as duas partes vão ficar mais à vontade para fazer as negociações.”
Para a artesã Cidinha Gomes, artista e empreendedora da marca Bonecas da Cidinha, expor a marca no site trouxe mais vendas, mais clientes, e uma oportunidade de organizar e dar mais informações aos clientes:
“Para mim foi um sucesso, porque quando eu tive a iniciativa de iniciar a marca e começar a vender os produtos, fiquei no dilema de como seria a minha plataforma de vendas, e foi quando surgiu o site Alagoas Feita À Mão. Além da plataforma estar vinculada aos artesãos de Alagoas, é uma vitrine para o mundo. Para os pequenos artesãos já é um passo incrível, o site é lindo, bem bolado e fácil de usar. A maioria das minhas vendas é por meio da plataforma, e toda a negociação é feita por lá.”