Programa para zerar filas de atendimento para as cirurgias plásticas em crianças com lábio leporino.
Nessa terça-feira, 2 de novembro, por intermédio de anúncio nas redes sociais, o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, relatou que o Governo de Alagoas irá lançar um programa que visa acabar, de fato, com as filas de espera para a realização de cirurgias plásticas em crianças com lábio leporino – conhecida popularmente como fissura labial, o lábio leporino, é o resultado de malformações congênitas. Caracterizada como uma abertura na lateral dos lábios superiores, entre a boca e o nariz, pode comprometer também dentes, gengiva, maxilar superior e o próprio nariz e, em muitos casos, este problema também vem associado à fenda palatina, que é uma abertura no céu da boca, parcial ou total, e que permite a comunicação direta da cavidade oral com o aparelho nasal.
Dessa forma, de acordo com o secretário, as cirurgias serão inicialmente realizadas no Hospital da Mulher, em Maceió. Todavia, no inicio de 2022, os procedimentos cirúrgicos passarão a ser realizados no Hospital da Criança, que está, atualmente em fase de construção, em Maceió, e será entregue em breve:
“Vem aí mais um programa da Secretaria de Saúde de Alagoas. Vamos zerar a fila de cirurgias plásticas de crianças com lábios leporinos em Alagoas. Agradeço a parceria e dedicação da deputada estadual Fátima Canuto.”
Sendo assim, o programa é mais uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e pretende beneficiar todas as crianças que estão na fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS), aguardando pela cirurgia de correção do lábio leporino, e, após a realização do procedimento, elas terão todo acompanhamento da equipe multidisciplinar do hospital. Mais detalhes sobre a ação serão divulgados em breve pelos órgãos governamentais.