Compartilhe a notícia:

Brasileiros podem fazer teste antígeno grátis em Lisboa antes de viajar ao  Brasil

Brasileiros retornando a seu país de origem podem realizar o teste de Covid-19 de forma gratuita em Lisboa.

A prefeitura de Lisboa estendeu aos estrangeiros não residentes, ou seja, os turistas a possibilidade de fazer um teste de antígeno gratuitamente na cidade. Tal medida beneficia os viajantes brasileiros que visitam o país desde 5 de outubro, quando o governo federal passou a aceitar este tipo de exame para o retorno ao Brasil.

O atendimento faz parte do programa de testagem em massa da Prefeitura de Lisboa, que busca triar os casos positivos de Covid-19. Dessa maneira, vale ressaltar que é necessário apresentar um teste negativo ao desembarcar em qualquer aeroporto brasileiro ao chegar do exterior.

Retornar do turismo em Portugal para o Brasil ficou mais barato com a medida - Getty ImagesQualquer pessoa pode realizar o teste numa das farmácias credenciadas ou num dos postos móveis de testagem e o resultado sai em cerca de 30 minutos e pode ser utilizado para retornar ao Brasil.

Sendo assim, com o teste gratuito, os brasileiros podem economizar cerca de 20 euros, custo médio do teste antígeno em Portugal. Já um teste PCR custa, no mínimo, 60 euros na capital portuguesa, uma vez que um teste de antígeno pode custar 21 euros (cerca de R$ 134) e o PCR pode sair por até 85 euros (R$ 543) em laboratórios parceiros da companhia aérea portuguesa TAP, por exemplo.

A Prefeitura de Lisboa prorrogou, no início desta semana, o programa de testes gratuitos de Covid-19 até o final do ano.

Os resultados negativos neste tipo de exame são válidos caso ele tenha sido colhido em até 24 horas antes do desembarque.

Ademais, vale destacar que Portugal está aberto aos viajantes do Brasil. Para quem quiser viajar para lá só é necessário apresentar um teste PCR ou antígeno negativo antes do embarque. Não é preciso estar com a vacinação completa. Contudo, o governo português poderá eventualmente reconhecer o certificado de vacinação de brasileiros e desobrigá-los da apresentação de exame negativo para a covid-19 no desembarque ou para entrada em estabelecimentos do país. mudança ainda depende de que o governo do Brasil — que ainda exige o teste de todo estrangeiro que desembarca por aqui — também libere os portugueses para entrada sem necessidade de testes.

Portugal tem registrado um leve aumento no número de casos diários de Covid-19 nos últimos dias. Ontem registrou 1074 novos casos, o maior valor nos últimos 45 dias, e nove pessoas morreram. Desde o início da pandemia 18.180 óbitos foram reportados em Portugal. Atualmente, o país tem uma das maiores taxas de vacinação completa do mundo com 88,7% da população.