Novo decreto para conter avanços do Covid-19 amplia presença de público para 75% da capacidade de estádios
Na última quinta-feira, 4 de novembro, foi publicada em edição suplementar do Diário Oficial do Estado, o novo decreto governamental com medidas de enfrentamento à Covid-19 tem como única e principal alteração o aumento para 75% da ocupação do público nos estádios de futebol.
Alagoas segue na Fase Azul do Plano de Distanciamento Social Controlado e as vigências anteriormente estabelecidas continuam em vigor pelos próximos 15 dias. A mudança significativa do novo anúncio é que no caso das partidas de futebol, se o estádio for dividido em setores, a presença de público de cada setor deve obedecer ao limite de 75%. Já no decreto anterior, havia limite de presença de torcedores em até 50% da capacidade do estádio.
Todavia, assim como antes, as vendas de ingressos para os jogos deve ocorrer exclusivamente por meio eletrônico e é autorizada a venda de bebidas não alcoólicas e de alimentos no estádio, com público permanecendo com distanciamento mínimo de 1 metro entre as pessoas, indicação dos locais que não podem ser utilizados e proibição de presença da torcida visitante.
Vale ressaltar que somente será permitido o acesso de pessoas que tenham recebido a 1ª dose e a 2ª dose ou a dose única do imunizante contra a Covid-19, ou que apresentem teste antígeno ou RT-PCR de Covid-19 negativo realizado com, no máximo, 72 horas de antecedência do evento.
Já para os torcedores vacinados, pode ser comprovada pela apresentação de carteira de vacinação ou através do aplicativo ConecteSUS em conjunto com documento de identificação oficial com foto, e o teste negativo pela apresentação do exame em conjunto com documento de identificação oficial com foto.
Para os demais tipos de eventos, conforme indicado no documento anterior, há em novembro a ampliação do público para 80% da capacidade do local. E para o próximo mês, a permissão será de 100% da capacidade, de acordo com o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros.
Por fim, o uso de máscaras de proteção continua sendo 100% obrigatório em todo momento em locais públicos e privados. Com isso, o Governo de Alagoas ressalta que, apesar do avanço significativo da vacinação no estado e a consequente queda na transmissão e no número de casos e óbitos, a população deve manter, além da proteção facial, os cuidados com a higienização das mãos e o respeito ao distanciamento social.