Governo Presente apresenta nova edição e leva serviços essenciais à 13 municípios alagoanos
O programa Governo Presente está de volta em Alagoas com nova edição promovida pelo Governo Estadual, com o fito de interiorizar o desenvolvimento no estado será realizada nos dias 18, 19 e 20 de novembro e beneficiará 13 municípios da Região e do Litoral Norte.
Dessa forma, sob coordenação do Gabinete Civil, as localidades vão receber, simultaneamente, uma série de inaugurações, entregas de equipamentos e mutirões de serviços gratuitos promovidos pelo Governo do Estado, com expectativa de que sejam atendidas mais de 30 mil pessoas nos três dias de evento.
Vale relembrar que na 10ª edição do Governo Presente, a qual foi realizada em outubro de 2019, em nove municípios do Agreste alagoano, o atendimento à população ultrapassou a casa dos 42 mil atendimentos. Dessa forma, a iniciativa – somadas às nove edições anteriores do Programa e que tem levado cidadania a milhares de alagoanos desde 2015 –já atendeu cerca de 230 mil pessoas.
Acerca disso, segundo Fábio Farias, secretário do Gabinete Civil:
“Este é um governo preocupado em interiorizar o desenvolvimento do Estado e que coloca em ação no Programa Governo Presente um de seus principais pilares, o da proximidade. Retomamos esta ação verificando também a preocupação com a saúde das pessoas, dos alagoanos, sem esquecermos de tomar as precauções ainda necessárias com a pandemia, depois de dois anos de paralisação.”
Uma das novidades dessa edição do Governo Presente é a realização do cadastro do Cartão CRIA – considerado o maior programa de transferência de renda do país em âmbito estadual. Na tenda da Secretaria de Estado da Assistência Social e Desenvolvimento (Seades), as mães poderão fazer o cadastro e tirar dúvidas sobre o benefício de R$ 100 reais que está sendo pago para famílias com gestantes e crianças com até 6 anos de idade que vivem em situação de vulnerabilidade social.
Além do cadastro de beneficiárias para o Cartão CRIA, a instalação da Arena CRIA será uma das principais atrações da caravana da cidadania que vai reunir diversos serviços, atividades lúdicas e recreativas.
Durante o Governo Presente, o governador Renan Filho, a Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand) e o Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER) assinarão e entregarão uma série de serviços de infraestrutura. Um deles é a reconstrução em Porto Calvo da AL-465, que liga esta cidade a Japaratinga, bem como a implantação do anel viário de Porto Calvo e de reconstrução do acesso à Usina Santa Maria, além da pavimentação de vias urbanas.
Em Porto de Pedras, o governador e o secretário da Setrand, Mozart Amaral, assinarão a ordem de serviço para reconstrução da AL-460, que liga Porto Calvo a Porto de Pedras. Já em Maragogi, os gestores assinam ordem de serviço para reconstrução da AL-101 Norte que liga Japaratinga a Maragogi, e Maragogi até a divisa com Pernambuco.
O povo de São Luís do Quitunde também será contemplado com a implantação e pavimentação do acesso à Usina Santo Antônio. Em Jacuípe, o chefe do Executivo estadual assinará ordem de serviço para a reconstrução da AL-105 que liga Jacuípe a Porto Calvo.
O governador visitará ainda as obras do Aeroporto de Maragogi, e as obras de duplicação da AL-101 Norte, que liga Barra de Santo Antônio à Barra de Camaragibe. Além dessas ações, Renan Filho implantará o Programa Minha Cidade Linda em municípios como Novo Lino, Colônia de Leopoldina e Campestre.