Compartilhe a notícia:

SESAU realiza videoconferência em prol da Campanha Novembro Azul

Nesta quinta-feira, 11 de novembro, a Secretaria de Estado da Saúde (SESAU), por meio do Programa de Saúde do Homem, promoveu uma webconferência em alusão à Campanha Novembro Azul.

A ação, que foi destinada aos profissionais da Atenção Primária dos 102 municípios alagoanos, ocorreu na modalidade à distância, por meio da plataforma Zoom.

Sendo assim, o encontro contou com as palestras “Saúde do Homem em Alagoas”, ministrada pelo médico Marcos Martins, e “Câncer de Próstata”, apresentado pelo urologista Wellington Porciúncula. De acordo com dados do último levantamento do Instituto Nacional de Câncer (Inca), são registrados 65.840 novos casos de câncer de próstatas no Brasil a cada ano. Em Alagoas, durante o ano de 2020, o Inca estimou a ocorrência de 890 novos casos; sendo 300 deles somente na capital, Maceió.

O Novembro Azul ocorre desde 2003 e foi criado na Austrália, durante as ações realizadas em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, que ocorre em 17 de novembro.

No Brasil, a iniciativa foi implementada com o intuito de conscientizar a população masculina sobre o câncer de próstata, visando combater a doença e, principalmente, motivar a população masculina a fazer exames preventivos.

O médico e coordenador do Programa de Saúde do Homem da SESAU, Marcos Martins, reforça a necessidade de conscientizar a sociedade sobre a saúde do homem de forma integral e não apenas durante o mês de novembro:

“Este mês é dedicado à Campanha Novembro Azul, quando nós orientamos  sobre a prevenção do câncer de próstata, detecção precoce e o tratamento. Mas a gente tem que lembrar que o homem tem que cuidar da saúde como um todo e não apenas durante esse mês. A saúde do homem tem que ser entendida como integral. Claro que, durante o Novembro Azul, a gente dá essa ênfase no câncer de próstata, mas existem várias doenças que não podem ser negligenciadas, como a hipertensão e a diabetes. Então, todo homem acima de 50 anos deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBSs) mais próxima de sua residência para ser consultado, realizar exames preventivos e receber orientações sobre hábitos  saudáveis.”