Movimento negro é apoiado por autoridade de Alagoas na Serra da Barriga
Na Serra da Barriga, em União dos Palmares, o governador Renan Filho participou das comemorações de 20 de novembro, neste sábado, e manifestou o apoio integral do Estado às causas da comunidade negra, pois nesta data é comemorada o Dia da Consciência Negra, celebrando a resistência e a luta pela liberdade do povo negro.
Ao chegar, o governador participou da homenagem tradicional e depositou, ao lado do senador Renan Calheiros, coroas de flores no Memorial à Zumbi dos Palmares. Em seguida, cumprimentou o rei negro, consagrado na Nigéria e reconhecido como tetraneto de Zumbi, Obá José Mendes Ferreira, que veio de São Paulo para participar da cerimônia.
Acerca disso, Renan Filho afirmou que:
“Estou aqui para manifestar nossa solidariedade com a história de Zumbi e para defender igualdade e liberdade. Precisamos defender a igualdade de maneira ampla, seja ela de raça, de gênero e, sobretudo, a igualdade de oportunidades para todos os cidadãos.”
O Governador também anunciou durante as primeiras horas do dia anunciou, em suas redes sociais, que assinou o projeto de lei que destina 30% das vagas de concursos públicos em Alagoas para negros e pardos.
O Quilombo dos Palmares, sediado na Serra da Barriga, foi o maior das Américas e nele viveram mais de 30 mil negros, sob o comando de Zumbi, que foi morto em combate, no município de Viçosa, no dia 20 de novembro de 1695, daí a escolha da data para celebrar a Consciência Negra. Dessa maneira, por sua importância na história, a Serra foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e também recebeu a certificação de Patrimônio Cultural do Mercosul.
Com isso, o senador Renan Calheiros, ao lado de secretários de Estado e demais autoridades que marcam presença durante o ocorrido:
“O Brasil tem uma dívida grande com a população negra, que é uma das responsáveis diretas pela nossa formação em todos os aspectos. Nós temos aqui, no Quilombo dos Palmares, talvez o mais valoroso exemplo de tenacidade e de proteção da liberdade dos nossos antepassados.”
Para Renan Filho, o acesso é a materialização do apoio do Estado à causa negra:
“Isso demonstra que nosso apoio não é apenas verbal. O Governo de Alagoas está junto do povo negro e também resiste mantendo esse evento sem qualquer ajuda do Governo Federal, resiste mudando a legislação para dar oportunidade diferenciada à comunidade negra em concursos públicos, investindo em educação, valorizando os profissionais. E, se é importante resistir no Brasil, vamos resistir em todos os lugares, sobretudo aqui no Quilombo dos Palmares, que é símbolo da resistência.”