Turismo em Alagoas se fortalece com aumento de navios para a Temporada Cruzeiros
Suspensa desde março de 2020 em todo o Brasil por causa da pandemia, a temporada de cruzeiros foi retomada neste mês de novembro, de maneira gradual.
Sendo assim, um total de 23 navios estão confirmados para fazer escala no Porto de Maceió, um número 155,5% maior do que o da última temporada, quando nove navios atracaram no Estado.
A expectativa é da passagem de cerca de 120 mil cruzeiristas pela capital alagoana a partir de dezembro desse ano.
Com a conclusão das obras do terminal de passageiros do Porto de Maceió, será recebido primeiro navio, o MSC Seaside, o qual vem de Recife, atraca na capital alagoana no dia 8 de dezembro, e segue viagem para Salvador.
Diante disso, Marcius Beltrão, secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e de Turismo, afirmou que:
“O Nordeste hoje é o principal destino doméstico dos cruzeiros no Brasil e Alagoas está inserida neste cenário, batendo na temporada 2021/2022 o recorde de recepção de navios, com 23 embarcações atracando no Porto de Maceió, trazendo visitantes e gerando receita, fortalecendo o segmento do turismo e, consequentemente, a economia de Alagoas.”
Em outubro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) definiu protocolos sanitários para viagens em navios de cruzeiro. Segundo as regras, passageiros devem apresentar comprovante de vacinação completa e navios só podem circular com 75% da capacidade
A expectativa é da passagem de cerca de 120 mil turistas em cruzeiros na temporada 2021/2022, segundo o governo do estado. O número de navios confirmados é 155,5% maior do que o da última temporada, quando nove navios atracaram no estado.
Ademais, segundo um estudo da Cruise Lines International (CLIA), o setor de cruzeiros marítimos gerou cerca de US$ 154,5 bilhões de dólares de receita em 2019, empregando 1,17 milhão de pessoas no mundo. No Brasil, na temporada 2019/2020, 470 mil cruzeiristas foram embarcados, gerando um impacto econômico médio por cruzeirista nas cidades-escala de R$ 557,32.
Sendo assim, com o avanço da vacinação do Brasil, a retomada segura e gradual do turismo em Alagoas conta com o selo Safe Travels da WTTC (World Travel & Tourism Council), entidade de turismo internacional que reconhece destinos ao redor do mundo que tenham implementado protocolos sanitários em padrão mundial. No total, nove municípios alagoanos já foram contemplados com a certificação internacional – Pilar, Penedo, Maragogi, Porto de Pedras, Piranhas, Japaratinga, Delmiro Gouveia, Marechal Deodoro e Roteiro.
O estado também registra cerca de 1.881 empreendimentos turísticos com o selo do Turismo Responsável do Ministério do Turismo, ocupando o primeiro lugar do Nordeste em emissão de selos. As duas certificações levam em consideração a prática de condutas que tragam segurança para turistas, trabalhadores e moradores das regiões turísticas.