Compartilhe a notícia:

Equipe Escola renova mobília e transforma realidade da educação no interior de Alagoas

O programa Equipa Escola foi lançado em julho pelo Governo de Alagoas em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Junto às escolas do interior do estado, 80 escolas da capital também devem ser contempladas com o Equipa Escola. Em uma semana de entregas, o programa já destinou 3.768 novos itens mobiliários em 17 escolas de Maceió, que também já receberam o reforço de outros programas, como o Rumo Às Aulas,

O respectivo projeto conta com investimento de R$ 50 milhões e está sendo responsável pelo mobiliário escolar em todas as regionais com a entrega de carteiras universitárias, mesas e aparelhos de ar-condicionado, uma vez que o Equipa Escola é um programa de aquisição e distribuição de equipamentos para a revitalização da infraestrutura das 310 escolas da rede pública estadual de Alagoas, sendo carteiras escolares, ares-condicionados, kits de cozinha, materiais pedagógicos, computadores e impressoras adquiridos para o benefício de toda a comunidade escolar.

Sendo assim, só nesta primeira etapa serão entregues mais de 62 mil novos equipamentos para 170 unidades de ensino, sendo 90 delas no interior do estado. Em cada uma das 310 unidades de ensino da rede pública estadual, a infraestrutura para receber alunos e professores está ganhando cara nova.

Diante disso, Rafael Brito, secretário de Estado da Educação:

“O Equipa Escola é um programa que nasceu para mudar a realidade da infraestrutura das nossas escolas no que se refere ao mobiliário. Vamos equipar 100% das escolas, sem deixar ninguém para trás, promovendo uma verdadeira transformação do ambiente escolar e isso tem feito a diferença na Educação, principalmente das cidades do interior. Essa é mais uma iniciativa que coloca a Educação do nosso estado como prioridade, valorizando o professor, o servidor, o aluno e, agora, também proporcionando melhores condições para os nossos alunos estudarem.”

Dessa maneira, nas regiões Agreste e Zona da Mata, por exemplo, até o momento nove escolas estaduais já foram beneficiadas em oito municípios diferentes, são elas:

  1. E.E. Izidro Teixeira, de Chã Preta;
  2. E.E. 13 de Outubro, de Viçosa,
  3. E.E. Odete Bonfim, de Maribondo;
  4. E.E Profª Elza Soares Cavalcante, de Quebrangulo;
  5. E.E Maria Amélia Sampaio Luz de Igaci;
  6. E.E. Ana Lins de São Miguel dos Campos:
  7. E.E. Deodoro da Fonseca;
  8. E.E de Marechal Deodoro e as escolas José Victorino da Rocha;
  9. E.E Monsenhor Ribeiro Vieira de Palmeira dos Índios.

Em Viçosa, a gestora da Escola 13 de Outubro, Janailde Monteiro, conta como a nova mobília vai proporcionar mais conforto para os alunos da unidade:

 “Precisávamos de modelos novos para renovar os equipamentos já desgastados. Com certeza esses novos equipamentos vão melhorar o bem-estar e conforto dos alunos. Ter na escola carteiras novas faz os estudantes se sintam  mais valorizados.”

O aluno Eduardo Alves, da Escola Estadual Deodoro da Fonseca, em Marechal Deodoro, fala sobre a iniciativa:

“Estou muito feliz, as novas carteiras que chegaram na escola trouxeram um ar novo pra sala, melhorou muito o ambiente. Estamos nos sentindo mais confortáveis agora.”

Ademais, no município de Chã Preta, a Escola Estadual Izidro Teixeira, também foi beneficiada pelo Equipa Escola e recebeu 280 carteiras novas. A gestora da unidade, Célia Holanda, fala sobre a mudança no ambiente escolar proporcionada pelo novo mobiliário:

“A escola sempre acalentou um sonho antigo em renovar sua mobília. As carteiras existentes têm mais de cinco anos de uso, e apesar de conservadas, precisavam ser substituídas. A chegada desse novo mobiliário vai mudar o aspecto do ambiente escolar, trazendo uma nova visão, que marcará o cartão de visitas da nossa unidade de ensino.”