Por meio do Fortalece Alagoas, SEPLAG desenvolve ações de fomento à cidadania no Litoral Norte
A 11ª edição do Governo Presente foi marcada por diversas atividades promovidas pelo Governo do Estado e suas pastas, nos municípios do Litoral Norte de Alagoas.
Diante disso, a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) proporcionou à população ações baseadas nos pilares da educação, cidadania e desenvolvimento, por meio da execução de projetos como o Fortalece Alagoas, lançado durante o evento.
O programa oferece aos municípios a cessão de máquinas essenciais na dinâmica de cada um deles, de modo a consolidar a qualidade dos serviços prestados à população.
O impacto deste tipo de iniciativa se dá, não só no desenvolvimento dos municípios em si, mas no estreitamento das relações entre o poder público e a sociedade, de modo a proporcionar uma formação cidadã através da participação ativa da população no debate e na construção de políticas públicas.
Outro projeto que cumpre está função é o “Seplag nas Escolas”, promovida pela Escola de Governo de Alagoas, para alunos de nível médio de instituições estaduais de ensino. Na oportunidade, a visita da equipe da Seplag à Escola Estadual Messias de Gusmão, em São Luís do Quitunde, teve como pauta o Plano Plurianual Participativo (PPA) e o ciclo de implementação e construção de políticas públicas no Poder Executivo.
Dessa maneira, a superintendente de Planejamento e Políticas Públicas da Seplag, Mariana Cropalato., relata que:
“A oficina foi construída em torno do objetivo de fazê-los discutir possíveis ações de planejamento e política públicas que poderiam melhorar as condições de vida nas áreas da segurança, saúde e educação, do município em que os alunos vivem, destacando a importância do papel do cidadão na construção dessas políticas. Trabalhamos para incentivar a discussão acerca dos desafios enfrentados no município para que estes jovens, entendendo seu papel e o da gestão pública, possam pensar em melhores soluções para o dia a dia.”
Além da sala de aula Expandindo a prática da cidadania para outros ambientes e faixas etárias, as Centrais Já! de atendimento ao cidadão também deixaram sua marca neste ciclo de atividades, pois, com o “Simplifica Já!”, os moradores de Maragogi tiveram a oportunidade de entender, de forma didática, sobre o funcionamento das ferramentas de agendamento, além de tirar dúvidas a respeito dos serviços ofertados. Deste modo, a população pôde estar mais próxima dos processos de exercício da cidadania, facilitados pelo Governo.
Entre outras atividades, os órgãos que compõem o Já! também estiveram presentes no evento, ofertando seus serviços habituais e atraindo centenas de pessoas, como por exemplo, o caso da dona de casa Socorro dos Santos, 34, que aproveitou para dar entrada no cartão CRIA do seu filho Mateus e se surpreendeu com a gama de possibilidades reunidas pela ação:
“Fiquei muito feliz em conseguir dar entrada no benefício durante a ação, porque eu não tinha muita orientação sobre como fazer o cartão e hoje tive. Em uma tarde consegui pegar a ficha e ser atendida bem rápido. Agora meu filho vai ter um conforto que antes do CRIA, eu não conseguia dar.”
Por fim, com o sucesso e respostas positivas que a ação recebeu, o Governo do Estado manifestou a intenção de levá-las a outras regiões de Alagoas, começando pelo Agreste.