Compartilhe a notícia:

Arquivo Público celebra 60 anos com Chá de Memória especial nesta  terça-feira (21) - Portal de Alagoas

Os 60 anos do arquivo público do Estado alagoano foram comemorados com o Chá da Memória

O Arquivo Público de Alagoas (APA) completará no próximo dia 30 de dezembro 60 anos de fundação. E para celebrar a data será realizado o 40° Chá de Memória, nesta terça-feira, 21 de dezembro, na sede do APA, no Jaraguá.

Dessa maneira, o evento retoma os periódicos encontros culturais que aproximam a sociedade com a história e a cultura alagoana.

Nesta edição especial do sexagenário da instituição, o clima será de confraternização e a anfitriã desse encontro será a superintendente Wilma Nóbrega, que convidou o professor Sávio Almeida e o jornalista Enio Lins para apresentarem suas vivências no APA e a importância de preservar e valorizar o acervo documental administrativo e cultural de uma sociedade.

Diante disso, Wilma Nóbrega destaca que:

“Convidamos o professor Sávio Almeida, porque além de ser doutor em história, mestre em educação e escritor, é uma grande referência no que tange à história de Alagoas e suas origens étnicas. Em nossa biblioteca, por exemplo, temos uma dezena de títulos do professor, cuja pesquisa foi feita aqui, ou seja, o APA e o professor Sávio têm uma relação bem estreita. Por isso vamos aproveitar este momento também para reverenciá-lo com um ato simbólico, no qual vai autografar suas obras que hoje são fontes de pesquisa essenciais aos estudantes e um legado intelectual para futuras gerações.”

Ademais, outro tema desta edição do Chá de Memória é a imprensa, que detém um papel fundamental para preservação da história de uma sociedade. Não à toa, um dos espaços mais acessados do Arquivo Público de Alagoas é a hemeroteca.

Com mais de mil periódicos, que datam desde o século XIX ao fim dos anos de 1990, a coleção reúne registros impressos e digitalizados de atos governistas e oposicionistas, que testemunharam a evolução da democracia em Alagoas. E é nessa seara que o jornalista Enio Lins, que atuou como editorialista e chargista na Gazeta de Alagoas, foi secretário de Cultura e de Comunicação no Estado (atual) vai conversar com o público.

Por fim, a solenidade contará ainda com atração cultural e uma sessão de autógrafos com autores alagoanos. Os participantes deverão confirmar presença pelo e-mail ascom.alarquivopublico@gmail.com ou pelo WhatsApp (82) 9 8801-3509 porque as vagas são limitadas, para atender as determinações sanitárias de distanciamento social, assim como será obrigatório o uso de máscaras.