Compartilhe a notícia:

Cooperativas e pequenos produtores alagoanos recebem apoio do programa Alagoas Maior

Geração de novos empregos e desenvolvimento econômico compõem o Alagoas Maior, programa executado pelo Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), em parceria com o Sebrae Alagoas, que vem fortalecendo a economia das mais de 28 cooperativas e pequenos produtores alagoanos.

Dessa maneira, o respectivo programa foi criado em 2009 e impacta diretamente cerca de 2.180 empreendedores e indiretamente cerca de 10.900 pessoas.

Ademais, atualmente, ele atua prioritariamente em três regiões do estado – Serrana dos Quilombos, Agreste e Sertão – abrangendo cinco atividades produtivas em 46 municípios, com foco na melhoria do produto de cada negócio, desde sua produção até a embalagem encontrada nas prateleiras, promovendo uma série de consultorias e capacitações.

Segundo o superintendente de Desenvolvimento Regional e Setorial (Suder) da Sedetur, Alay Correia, a criação do Alagoas Maior só tem proporcionado benefícios aos centenas de alagoanos que participam do programa, pontuando, também que essas mudanças têm transformado os pequenos produtores alagoanos que fazem parte do programa e hoje já conseguem prospectar mercado para seus produtos e gerar renda para as associações das quais fazem parte:

“Através desse trabalho, a Sedetur tem estado ao lado do cooperativismo de Alagoas. Temos dado as condições necessárias para essas estruturas produtivas se inserirem no mercado e para que eles tenham uma capacidade de melhorar os produtos que estão fornecendo através dos associados. E o que é mais importante: gerando sustentabilidade no cooperativismo do estado. Alagoas hoje vive um momento diferente na produção cooperativa. Um momento no qual o cooperativismo tem amadurecido e crescido, se tornando uma atividade lucrativa e que possibilita o desenvolvimento econômico de várias regiões do estado.”

Por fim, vale ressaltar que o objetivo do Alagoas Maior, que conta com investimento de mais de R$ 2 milhões garantidos pelo Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep), é desenvolver as atividades produtivas de Alagoas, alavancando economicamente as regiões contempladas através do fortalecimento dos Micro e Pequenos Negócios.