Vagas de estágios do programa governamental Pontapé se encerrará nesta semana
As inscrições para uma vaga de estágio remunerado através do Programa Pontapé se encerram nesta sexta-feira, 14 de janeiro.
Ao todo, são 1200 vagas disponíveis para os estudantes de administração, ciências contábeis, direito, educação física e nutrição, para atuar em unidades escolares da Secretaria Estadual de Educação (Seduc).
Diante disso, Fabricio Marques, secretário de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio, afirma que:
“No programa de estágio Pontapé, o estudante ganha um salário mínimo, vale transporte e muita experiência. De fato, é um programa inovador e o mais importante: quebra paradigmas e democratiza o acesso daqueles que tinham dificuldades em conseguir dar os primeiros passos na escalada profissional. Sem dúvidas, o Pontapé veio para ficar e acelerar o desenvolvimento do nosso Estado, é um projeto feito por muitas mãos e que tem nos dado muito orgulho.”
O processo é on-line e os interessados só precisam realizar cadastro no site pontapé.al.gov.br.
O principal critério de seleção é o Coeficiente de Rendimento (CR), valendo destacar, portanto, que desta vez, a inscrição será feita não por município, mas por Gerências Regionais de Educação (Gere), que será responsável pela alocação dos candidatos aprovados, conforme o quantitativo de vagas disponíveis nas respectivas unidades escolares.
Desenvolvida por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), a iniciativa visa estabelecer procedimentos padronizados de recrutamento que possibilitem a descoberta de talentos para o serviço público local. Além disso, o Pontapé prevê que cada processo seletivo oferte, além das vagas para ampla concorrência, oportunidades para Pessoa com Deficiência (PcD), para inscritos no CadÚnico e para aqueles que cursaram todo o ensino médio na rede pública ou na privada com bolsa integral, como explica a coordenadora do programa, Rose Damas:
“O Pontapé é uma grande oportunidade para os estudantes universitários, tanto os da capital quanto os do interior do estado, entrarem na gestão pública. O processo de inscrição é on-line e simples de realizar. O edital está disponível no site e a recomendação é para que os candidatos leiam com atenção e não deixem a inscrição para a última hora.”
A iniciativa já conta com mais de 20 instituições de ensino cadastradas e é válida para graduações presenciais ou a distância. Poderão participar do processo seletivo, os estudantes que estejam devidamente matriculados e cursando, no mínimo, o segundo ano, para cursos de periodicidade anual, ou o terceiro semestre, em caso de curso de periodicidade semestral.