UPA Noel Macedo realiza 7.993 atendimentos ao povo alagoano em um mês
Inaugurada durante o 12º Governo Presente no Agreste e Sul, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Noel Macedo, localizada no município de Arapiraca, completou um mês nesta segunda-feira, 17 de janeiro, e já registrou 7.993 atendimentos.
Dessa maneira, a respectiva Unidade de Pronto Atendimento é referência nas áreas de clínica geral, pediatria, ortopedia e odontologia, disponibilizando leitos de observação e de urgência.
Ao total, foram realizados 3.221 atendimentos clínicos, 694 pediátricos, 162 ortopédicos e 39 odontológicos, além de 3.877 atendimentos de síndrome gripal.
A unidade, sétima entregue pelo Governo de Alagoas, visa fortalecer a saúde e garantir assistência pré-hospitalar ágil e de qualidade para a população de 10 municípios do Agreste e do Baixo São Francisco.
A UPA é do tipo III, tem capacidade para atender até 350 pacientes por dia e funciona 24 horas, todos os dias da semana. Além de consultórios, salas de nebulização e gesso, a UPA de Arapiraca conta com laboratório e também realiza exames de raios-X e eletrocardiograma.
Diante disso, a diretora da unidade, Antônia Fortaleza, ressalta a importância da UPA para região e explica que ela ajuda a desafogar outras unidades hospitalares, afirmando que:
“Até a implantação da UPA Noel Macedo, a sétima região era a única do Estado que não contava com um serviço pré-hospitalar de urgência e emergência 24 horas. Em 30 dias atendemos uma média de 250 pessoas por dia. E, se não fosse a UPA, essas pessoas estariam lotando ainda mais os outros serviços já sobrecarregados ou mesmo não teriam acesso a nenhum tipo de assistência. Dos atendimentos realizados, 64% são de síndrome gripal, ou seja, a UPA chegou em um momento crucial diante do surto de gripe em todo o estado.”
A entrega da UPA Noel Macedo faz parte do processo de regionalização da assistência à saúde, cuja descentralização promove equidade de acesso aos serviços de saúde e os objetivos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) com esse processo de regionalização são oferecer equipamentos hospitalares e pré-hospitalares com atendimento humanizado para as populações do interior do Estado e desafogar o Hospital Geral do Estado (HGE), localizado na capital alagoana.
Além da UPA Noel Macedo, em Arapiraca, já foram entregues no atual governo seis novas Unidades de Pronto Atendimento no Estado. São elas: UPAs Benedito Bentes, Trapiche, Tabuleiro do Martins, Jacintinho, Cidade Universitária e Jaraguá, todas na capital alagoana.
Por fim, vale ressaltar, que, ainda este ano, o Governo do Estado entregará mais uma UPA, localizada no bairro Chã da Jaqueira, em Maceió.