Governo Federal autoriza concurso público para a carreira de diplomata

Governo Federal autoriza concurso público para a carreira de diplomata
Compartilhe a notícia:

Palácio Itamaraty, em Brasília  — Foto: Joelson Maia/TV Globo

34 vagas serão oferecidas aos aprovados no concurso

O Ministério das Relações Exteriores autorizou a realização de concurso público para ingresso na carreira diplomática neste ano.

Dessa maneira, a portaria foi publicada nesta quarta-feira, 9 de fevereiro, no Diário Oficial. O texto prevê a abertura de 34 cargos para a classe de terceiro-secretário da carreira de diplomata.

Sendo assim, o respectivo concurso terá três fases, compostas por provas objetivas e escritas formuladas por questões de diversas áreas como língua portuguesa, inglesa, francesa e espanhola, história e política internacional, economia e direito.

A fim de tornar compatível a data de conclusão do concurso, com o planejamento de atividades do Instituto Rio Branco em 2022, a portaria reduziu para dois meses o prazo entre a publicação do edital, que ainda será divulgado, e a realização da primeira prova.

O Instituto Rio Branco realiza quase todos os anos concurso para diplomata. Em 2020, foram abertas 25 vagas.

Ademais, vale ressaltar que o respectivo cargo exige nível superior em qualquer área e conta com um salário de R$ 19.199,06.

O concurso foi organizado pelo Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades).

Fundado em 1946, o instituto é responsável pela seleção e treinamento dos diplomatas brasileiros, que trabalharão no Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores. Desde aquele ano, é realizada seleção para o cargo.

Sobre o autor

admin

Portal de notícias e informações de Alagoas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *