O Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec) oferece aos órgãos estaduais um serviço de tecnologia VoIP, sistema virtual de telefonia, personalizado e pronto para atender a demanda de cada órgão de maneira específica, com retorno de informações e uma economia significativa ao Estado em comparação à telefonia cabeada.
O contemplado mais recente pela tecnologia foi o Departamento de Trânsito de Alagoas (Detran Alagoas), que recebeu uma Unidade de Recepção de Atendimento (URA) mais inteligente, que possibilita um retorno informativo estratégico ao órgão sobre suas ações e pontos de melhoria.
Diante disso, João Paulo Gueiros, técnico da Gerência de Operações (Gero) do Itec, afirma que:
“Com a virtualização total do serviço de telefonia, ganhamos tanto em qualidade na entrega da informação, como também podemos nos preparar através do monitoramento do serviço, onde podemos filtrar as informações das quais o cidadão tem mais carência, podendo alinha setores secundários para fornecer esse reforço informativo através de campanhas em seus sites. O foco sempre será obter a melhor ferramenta, entregar a informação com qualidade e precisão e reduzir os custos para o estado.”
No caso do Departamento de Trânsito, a URA consegue minerar quais os serviços mais procurados nas ligações, não apenas identificando as maiores necessidades da população para geração de relatórios estatísticos dos trabalhos, como a realização de campanhas informativas do órgão, como finaliza João Paulo em sua explicação:
“Isso possibilitou ao Detran Alagoas ter um conhecimento antecipado para realizar as campanhas informativas, pois a URA foi implementada de maneira inteligente, por exemplo, o licenciamento de janeiro nós já vínhamos anunciando desde dezembro, isso vale para qualquer outro evento, já avisamos ao cidadão antecipadamente, gerando menos caos, gerenciando melhor o fluxo de entrada de informação. Essas funcionalidades foram solicitadas pelo próprio Detran, então desenvolvemos e colocamos em prática. Hoje a gente tem uma URA 100% inteligente, virtual.”
Os interessados no Sistema de Telefonia VoIP implementado pelo Itec podem entrar em contato com o Escritório de Negócios do Itec através do e-mail en@itec.al.gov.br e serão orientados a abrir um processo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), solicitando o serviço.