Governador Estadual anuncia inovações que Colônia Leopoldina receberá
O governador Renan Filho assinou, na última sexta-feira, 18 de fevereiro, em Colônia Leopoldina, a ordem de serviço para a construção de um Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) na cidade localizada no Norte do Estado.
A cerimônia também marcou a inauguração de duas pontes erguidas na zona rural e a entrega de máquinas e veículos do programa Fortalece Alagoas a seis municípios da região, como explica Renan Filho:
“Vamos fazer uma grande entrega do Fortalece Alagoas. Esse é o maior programa de auxílio do Governo do Estado para melhorias e prestação dos serviços públicos pelas prefeituras, a exemplo do transporte escolar, com novos ônibus; melhoria das estradas, com as máquinas motoniveladoras; além de caminhões compactadores e ambulâncias.”
Com obras autorizadas nessa sexta-feira pelo governador e pelo secretário de Estado da Segurança Pública, Alfredo Gaspar, o CISP de Colônia Leopoldina será do tipo 1. O Governo do Estado vai investir R$ 2,5 milhões, recursos do Tesouro Estadual.
O equipamento reforçará o policiamento numa área estratégica, que fica na divisa de Alagoas com Pernambuco, ao norte do Estado, recordou o governador, ao se dirigir ao gestor municipal e ao parlamentar:
“A construção do CISP foi um pedido do deputado estadual Galba Novaes e do prefeito de Colônia Leopoldina, Manuilson Andrade. Eles sabem a importância de um equipamento como esse para garantir segurança ao povo de Colônia e região. O prefeito doou o terreno e hoje estou aqui com toda a Cúpula da Segurança Pública de Alagoas para assinar a ordem de serviço e iniciar a construção do CISP.”
Os CISPS do tipo 1 contam com salas de reunião, alojamentos, espaço para confecção de boletins de ocorrência, além de outras dependências destinadas às equipes das polícias Civil e Militar e ao atendimento da população.
Já estão em funcionamento os CISPS de 34 cidades, espalhadas por todo o estado. Encontram-se em construção uma unidade do tipo 3, em Santana do Ipanema; três do tipo 2, em Rio Largo, Atalaia e Piranhas; e seis do tipo 1, no distrito de Pindorama, em Coruripe; Traipu, Paripueira, Cacimbinhas, Jequiá da Praia, Inhapi e Água Branca. Em breve, as unidades serão entregues à população.
Ademais, ainda durante a solenidade, foram contemplados com ônibus e máquinas motoniveladoras os municípios de Colônia Leopoldina, Flexeiras, Jundiá, Novo Lino, Joaquim Gomes e Campestre. Os equipamentos e veículos fazem parte do programa Fortalece Alagoas.
As chaves foram entregues aos prefeitos pelo governador e pelo secretário de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Fabrício Marques. Sendo assim, este último ressalta:
“A iniciativa é o maior programa de aquisição de veículos e equipamentos em curso do Norte e Nordeste do Brasil, por meio do fornecimento de ônibus escolares, motoniveladoras, retroescavadeiras, tratores, ambulâncias, caminhões-pipa e compactadores.”
Com as entregas dessa sexta-feira, 48 municípios já foram contemplados com o Fortalece Alagoas. A meta é chegar a todos os 102, investindo quase meio bilhão de reais em todo o estado.
Ainda em Colônia Leopoldina, Renan Filho e o secretário do Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, inauguraram duas pontes – cada uma com aproximadamente 8 metros de extensão – nos povoados Taquara e Manaia. Foram investidos cerca de R$ 1 milhão nas obras, que vão facilitar o deslocamento entre as comunidades rurais e o centro da cidade.
Por fim, vale ressaltar que o deputado Paulo Dantas também acompanhou as atividades em Colônia Leopoldina, dentre outras autoridades.