JHC anuncia fim da obrigatoriedade do uso de máscaras na capital alagoana
O uso de máscaras de proteção contra Covid-19 em Maceió deixou de ser obrigatório em ambientes abertos e fechados a partir desta segunda-feira (14), segundo anunciou o prefeito JHC (PSB) em um post no Twitter. Minutos antes, o governador Renan Filho (MDB) informou na mesma rede social que deve desobrigar o uso da máscara somente em locais abertos a partir de terça (15).
Apesar do anúncio realizado nas redes sociais, até a última atualização desta reportagem, não havia nenhuma publicação no Diário Oficial Municipal com informações sobre a nova medida sanitária.
Em suas redes sociais, o prefeito da capital anunciou:
“A partir de hoje o uso de máscaras será facultativo em Maceió. Vale para locais públicos e privados, abertos e fechados. Estabelecimentos privados poderão, a critério seu, exigir a máscara dos clientes.”
Especialistas alertam que o uso de máscaras ainda é importante para conter variante ômicron, protegendo, inclusive, quem ainda não pode se vacinar.
Já para alguns grupos de risco, o fim do uso do equipamento de proteção é ainda menos indicado.
Todavia, o uso de máscara em locais abertos e fechados em Alagoas é obrigatório por Lei Estadual desde abril de 2021.
A capital também autorizou que locais de eventos podem contar com a capacidade máxima de lotação, inclusive locais de eventos esportivos, como estádio e ginásios. “Mas, atenção: está com sintomas de gripe? Evite aglomerações e use a máscara em locais públicos”, recomenda.
Com a decisão, Maceió se torna a quinta capital brasileira a afrouxar as medidas sanitárias em relação ao uso das máscaras em ambientes abertos e fechados, uma vez que outras 14 capitais já liberaram o uso em locais abertos e outras 13 mantêm as restrições.
Já o governador Renan Filho anunciou que a restrição passa a ser facultativa no estado apenas para ambientes abertos:
“Amanhã, às 12h, farei [uma entrevista] coletiva de imprensa para apresentar os resultados do combate à pandemia em Alagoas. Anunciarei fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes externos. Destaco que temos uma das três menores taxas de mortalidade do país.”
Vale ressaltar que a média móvel de mortes no estado está em queda, -18% em comparação com a média registrada duas semanas atrás. Também está em queda a média de casos conhecidos.
Em 23 de fevereiro, a Assembleia Legislativa de Alagoas aprovou uma lei que acaba com a obrigatoriedade do uso de máscara de proteção contra Covid-19 em locais públicos abertos de Alagoas.