Artesões alagoanos são celebrados nesse mês pelo Alagoas Feita À Mão
O mês de março é marcado pelas comemorações ao Dia do Artesão, que é celebrado no dia 19.
Dessa maneira, para comemorar a respectiva data, a Primeira-Dama do Estado, Renata Calheiros, e a equipe do Programa Alagoas Feita à Mão, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), promoveram o pré-lançamento do livro Memória das Mãos durante evento simbólico realizado na Ilha do Ferro, em Pão de Açúcar, no Sertão alagoano.
Durante a visita da comitiva do Programa Alagoas Feita à Mão foram realizadas visitas aos ateliês de diversos artesãos.
Também houve a queima histórica de peças em cerâmica em um tradicional forno de olaria, momento de resgate de uma tradição que já existiu na Ilha do Ferro para confecção de tijolos, telhas e esculturas de barro fabricados pelos moradores da comunidade ribeirinha.
Diante disso, o secretário do Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Marcius Beltrão, afirma que:
“O Alagoas Feita À Mão é um programa importante para o desenvolvimento do Estado. Dar oportunidade e condições para que os artesãos possam continuar produzindo a sua arte, que é a principal identidade do nosso povo. Da Ilha do Ferro saem peças belíssimas e um número muito alto de artesãos, então era primordial que houvesse um evento para comemorar o mês do artesão aqui.”
Os artesãos da Ilha também contaram com uma apresentação exclusiva do livro “Alagoas: Memória das Mãos”, o qual traz a história do programa Alagoas Feita À Mão e do movimento histórico que tornou Alagoas um marco da área criativa e um polo cultural, e conta com um capítulo especial sobre a Ilha do Ferro.
Ademais, vale ressaltar, que, além dessa ação, também foram entregues 70 kits do Alagoas Feita À Mão compostos por aventais e camisas do programa.
Já a primeira-dama do Estado de Alagoas, Renata Calheiros, frisou:
“A Ilha sempre traz muitas opções de visitação, com muitos artistas, várias manifestações na arte popular alagoana. Nós visitamos vários ateliês e viemos até a associação das cooperadas que produzem o bordado Boa Noite, que é um produto exclusivo aqui da Ilha do Ferro e só é produzido aqui. Fizemos a primeira apresentação do livro “Alagoas: Memória das Mãos”, que traz a história de artistas que trabalham com a arte e as tradições culturais do Estado. É uma honra visitar esse lugar que tem a maior proporção de artistas por metro quadrado de Alagoas e talvez do Brasil.”
A Ilha do Ferro é considerada um dos maiores polos do artesanato alagoano no Estado. Com pouco mais de 500 habitantes e localizada às margens do Rio São Francisco, o lugar possui uma grande tradição na criação de arte popular com peças fabricadas com madeira, barro e bordados, com destaque no bordado Boa Noite, feito com exclusividade pelas costureiras da região.
Entre os nomes de destaque, estão artesãos e mestres como Mestre Aberaldo, Vavan, Zé Crente, Yang da Paz, Petrônio e a Associação Art-Ilha, que produz o bordado Boa Noite.
O Governo de Alagoas, por meio da Sedetur, criou o programa Alagoas Feito à Mão em 2015, com objetivo de criar ações que promovam o segmento do artesanato no estado e contribuam para a geração de renda e qualidade de vida dos artistas locais. As atividades principais são focadas nas participações de feiras e eventos nacionais, divulgação do catálogo comercial do artesanato alagoano e mapeamento e identificação das oficinas dos artesãos.