Inaugurado com a proposta de ampliar a oferta de serviços de saúde às mulheres alagoanas por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital da Mulher Dr.ª Nise da Silveira, localizado no bairro Poço, em Maceió, realizou, na segunda-feira, 21 de março, a primeira cirurgia de mastectomia.
O procedimento cirúrgico, considerado de Alta Complexidade, envolve remoção total da mama, pele, aréola e mamilo.
A mastologista Francisca Beltrão, responsável pela cirurgia, explicou que o procedimento foi realizado porque a paciente apresentou, após exames de imagem, diagnóstico prévio de um nódulo benigno volumoso. Maria Selma da Silva teve a mama direita retida e após a recuperação, será encaminhada para realizar a cirurgia de reconstrução mamária:
“Conseguimos realizar a primeira cirurgia complexa na área da mastologia, uma mastectomia da mama direita. A paciente possuía um nódulo benigno, mas que não estava batendo com a clínica dela, não condizia com o que ela estava sentindo e o nódulo continuava crescendo e volumoso. Então, a indicação era fazer a retirada e, após a recuperação, a paciente será indicada para reconstrução mamária.”
Francisca Beltrão ressaltou, também, a importância de Alagoas poder contar com uma unidade hospitalar especializada na saúde da mulher:
“É importante as pacientes terem acesso a esses procedimentos na Rede Pública de Saúde. Antes um caso de nódulo benigno muito grande não era realizado. Mas, agora, conseguimos oferecer à população um atendimento adequado, onde as cirurgias são realizadas em nossos hospitais, com suporte para esse tipo de procedimento. Hoje já conseguimos descentralizar o HGE [Hospital Geral de Alagoas] para pacientes que precisam de especialidades na área da mastologista.”
Por fim, o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, destacou que a unidade vem promovendo ações de assistência que têm feito a diferença na vida das alagoanas:
“É uma imensa satisfação ver o Hospital da Mulher realizando cirurgias de Alta Complexidade na área da mastologia. Estamos colocando em prática a saúde com eficiência que as mulheres merecem.”