O governador Renan Filho inaugurou, na manhã da última quinta-feira, 24 de março, a Clínica da Família José Aprígio Vilela, construída no bairro Benedito Bentes, em Maceió. Com um investimento de R$ 2,4 milhões, a nova unidade amplia a assistência da Atenção Básica na capital e vai gerar cerca de 100 empregos na área da saúde.
Diante disso, Renan Filho afirma que:
“A saúde avança em todos os segmentos. Só aqui no bairro e nas imediações, eu tive a honra de inaugurar a UPA do Benedito Bentes, o Hospital Metropolitano e, agora, essa Clínica da Família, que vai levar Atenção Básica e algumas especialidades a essa comunidade, o que é muito importante.”
A solenidade foi realizada no Conjunto Aprígio Vilela, onde a Clínica da Família foi instalada. A cerimônia reuniu moradores, lideranças comunitárias e autoridades. Familiares do empresário José Aprígio Vilela, falecido em 2005, foram homenageados.
O governador defendeu que seja feito um esforço no sentido de ampliar o atendimento da Atenção Básica em Maceió, diante da deficiência dessa cobertura no município:
“Maceió tem a menor cobertura de Atenção Básica em saúde de todo o estado de Alagoas. E como o município não tem feito, nós vamos fazer: vamos ampliar as Clínicas da Família”, assegurou. “Fizemos essa e já temos uma no Jacintinho quase pronta. Vamos, ainda, fazer outra nas imediações de Cruz das Almas e Mangabeiras.”
A unidade passa a funcionar de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, com o atendimento de serviços de nível primário: nutricionista, fisioterapeuta, ortopedista, endocrinologista, cardiologista, urologista, dermatologista, cirurgião geral, ginecologista, otorrino, gastroenterologista, vascular, geriatra, hematologista, proctologista, reumatologista, neurologista, ultrassonografista, infectologista, oftalmologista e pediatra.
Na Clínica serão ofertados, ainda, os serviços de ultrassonografia, ultrassom vascular com doppler, raios-X, eletrocardiograma, ecocardiograma, Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (Mapa) e teste ergométrico.
O secretário da Saúde, Alexandre Ayres, destacou o diferencial desse formato de unidade:
“A novidade é que esse é o primeiro posto de saúde da capital alagoana a ter raio-X e ultrasson à disposição da população.”
Os atendimentos serão realizados por meio de um agendamento prévio na Central de Regulação Estadual da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), que disponibilizará e definirá onde será feito o atendimento, segundo critérios como proximidade com a residência do paciente e complexidade do caso. O objetivo principal é dar mais conforto ao paciente, que não precisará se deslocar por longas distâncias, reduzindo assim as filas de espera, lembrou o secretário de Saúde, assegurando que a entrega da Clínica da Família José Aprígio Vilela inaugura uma nova fase na saúde pública do Benedito Bentes:
“Precisamos trabalhar com prevenção e promoção à saúde e aqui, nessa região, temos 40 mil moradores do Morada do Alto, do Caetés e aqui do José Aprígio, que estavam desassistidos. Pessoas que precisavam ir às 3 horas da manhã até o Cidade Sorriso disputar uma ficha para atendimento. Essa é uma demonstração que a gente faz política pública: entregamos hospitais, após 40 anos de inércia aqui em Alagoas; dotamos a capital de Unidades de Pronto Atendimento para atender bem a população e estamos agora investindo, também, em Atenção Básica, que é a base da pirâmide do SUS.”