Os estudantes das Escolas Estaduais Maria Rita Lyra, no Vergel, e Anísio Teixeira, no Prado, em Maceió, ganharam um novo espaço de estudo neste ano letivo de 2022.
Os 350 alunos matriculados nestas unidades estão sendo transferidos gradualmente para o novo Centro Educacional Integral do Trapiche, localizado no Ginásio Sesi, que fica no bairro do Cambona, onde lá contam com toda a estrutura necessária para os estudos.
A transferência acontece por conta das obras de reforma das duas unidades escolares e de forma gradual, e até essa segunda-feira, 3 de abril todos os alunos já estarão estudando na nova unidade de ensino.
Sendo assim, Roseane Vasconcelos, superintendente da rede de ensino, explica que os alunos estavam tendo aulas online desde o início do ano letivo, no último dia 07 de fevereiro, e agora passam a ter aulas em regime 100% presencial:
“Nós preparamos toda uma estrutura nova e moderna para receber os estudantes, porque entendemos a necessidade de retornar às atividades presenciais, principalmente por se tratar de alunos do ensino fundamental. O novo espaço garante toda a estrutura, como banheiro, cozinha e salas de aulas equipadas para que eles realizem todas as atividades do dia a dia da unidade escolar, incluindo alimentação e ações esportivas e recreativas, tão importantes nessa fase da vida.”
As duas escolas atendem somente alunos do ensino fundamental 1 e 2. Eles contam com transporte de ida e vinda, alimentação adequada durante todo o horário escolar e fardamento. No Centro Educacional Integral do Trapiche os alunos fazem cinco refeições diárias, do desjejum ao jantar, seguindo todas as diretrizes do plano de alimentação escolar elaborado pela Seduc.
Com a conclusão das reformas das escolas, o Centro Educacional Integral do Trapiche será uma nova unidade de ensino, com matrículas abertas a toda a comunidade, especialmente a população dos bairros próximos, como ressalta o secretário de Estado da Educação, Rafael Brito:
“Na verdade nós estamos entregando a comunidade maceioense mais uma unidade escolar, totalmente equipada e estruturada para atender nossos alunos do ensino fundamental de forma integral, com alimentação e transporte adequados. Com a determinação do governador Renan Filho, seguimos realizando grandes obras, fazendo entregas a população e transformando a educação do estado até o último dia de gestão. A qualidade do nosso ensino e infraestrutura digna para nossos estudantes, professores e gestores sempre será minha prioridade.”
Por fim, do quinto ano do ensino fundamental, a aluna Daiane da Silva conta que a estrutura da nova escola agradou os alunos:
“A mesa, o lanche, o ar-condicionado, agora tudo está muito melhor. O retorno está muito legal.”