Com atendimento exclusivo via regulação, o primeiro paciente do Hospital da Criança (HC), em Maceió, foi internado no início da noite desta segunda-feira, 4 de abril.
Trata-se de um bebê do sexo feminino, de apenas seis meses, que estava na Pediatria do Hospital Geraldo Estado (HGE), maior unidade de urgência e emergência estadual.
O pediatra Roney Damacena explicou que a criança foi admitida no HGE na sexta-feira, 1 de abril, com quadro infeccioso e anemia. A equipe multidisciplinar do HGE prontamente entrou em ação para aliviar o desconforto e restabelecer a saúde, com o início de antibiótico e de uma dieta capaz de fortalecer a menor.
Diante disso, a mãe da paciente, Pâmela Silva, recorda:
“Quando minha filha nasceu, não tive problema algum com ela. Mas, de uns dias para cá, percebi que algo estava errado. Ela começou a vomitar muito, perder peso e os olhos ficaram mais fundos. A levei para uma UPA [Unidade de Pronto Atendimento], que me orientou a procurar um pediatra no posto de saúde. Quando levei, o médico já me encaminhou para o HGE.”
Ademais, o diretor do Hospital da Criança, pediatra João Lourival de Souza Júnior, destacou que a unidade apenas recebe pacientes por meio de regulação:
“O Hospital da Criança surgiu para atender uma demanda do Estado em relação aos leitos de internamento pediátrico, devido a não termos em Alagoas um hospital que tivesse uma estrutura completa que atendesse a criança em sua totalidade. Nós vamos funcionar sempre por regulação. O hospital não é um aporta aberta, ou seja, a criança e oacompanhante vão dar entrada em qualquer UPA ou hospital e, a partir do quadro clínico, o paciente será avaliado e regulado para o Hospital da Criança.”
O HC foi inaugurado na sexta-feira, 1 de abril, pelo Governo do Estado, e está vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
O novo equipamento de saúde foi construído com recursos próprios, da ordem de R$ 22 milhões e tem como propósito assegurar assistência médica especializada para cada faixa etária, com foco no atendimento integral de pacientes a partir dos 29 dias de vida até os 14 anos de idade.
Para o secretário de Estado da Saúde, André Cabral, o Hospital da Criança representa um marco para a assistência pediátrica no Sistema Único de Saúde (SUS) em Alagoas, como salientou o gestor:
“A unidade vai assegurar assistência qualificada para as nossas crianças e vai preencher um vazio assistencial no Estado. É uma satisfação receber a primeira paciente na mais nova unidade hospitalar entregue pelo Governo do Estado.”
A unidade hospitalar conta com 64 leitos, sendo 54 clínicos e 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica, além de duas salas de cirurgia e área para o atendimento às vítimas de violência sexual. O HC dispõe, ainda, de Centro de Diagnóstico por Imagem – com ultrassonografia, ecocardiografia e raio-X – laboratório de análises clínicas, agência transfusional, sala de reposição enzimática, serviço de nutrição e dietética e um lactário.