As ações de educação ambiental são fundamentais para sensibilizar a população e reforçar o compromisso com os recursos naturais, especialmente entre jovens e adolescentes.
Durante toda esta semana, o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas realiza atividades que estimulam reflexões e conhecimentos ambientais à esses grupos.
Entre a última quarta-feira a última sexta-feira, 6 e 9 de abril, respectivamente, os estudantes do Centro Educacional Jorge Lima e do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), respectivamente, estiveram na Base descentralizada do IMA, no município de Marechal Deodoro.
Por lá, eles puderam conhecer o Complexo Estuarino Lagunar Mundaú – Manguaba (CELMM), através do Projeto Barco Escola. Na ocasião, houve uma aula em terra, mostrando os principais pontos, através de um mapa, e o itinerário do passeio.
Na sequência, após o embarque, os técnicos ambientais do IMA falaram sobre a biodiversidade e a importância da preservação do local.
Na última quinta-feira, 7 de abril, em paralelo às atividades do Barco Escola, outra equipe da Gerência de Educação Ambiental (Gedam) do Instituto, esteve no povoado Destilaria, município de Roteiro. Durante todo o dia, os alunos da educação infantil e fundamental I da Escola Pedro Duarte realizaram atividades de educação ambiental como o Eco Cine e plantio simbólico de mudas nativas.
De acordo com Meraldo Rocha, pedagogo e consultor ambiental do IMA, o compromisso socioambiental deve ser reforçado em todas as fases, da infância à vida adulta. Desse modo, a sociedade compreende as boas práticas ambientais e a importância das pequenas ações cotidianas que acarretam em grandes impactos à natureza:
“A educação ambiental nos faz refletir sobre elementos naturais importantes para o desenvolvimento sustentável, a exemplo da água. Nos faz buscar e apresentar boas práticas no uso dos demais recursos naturais.”
Todos os municípios podem solicitar ações de educação ambiental, bem como outros projetos desenvolvidos pelo Instituto. O solicitante deve entrar no Portal Ambiental, através de: https://bit.ly/PortalAmbientIMA, seguir todos os passos indicados e anexar o ofício que especifica a ação.