As ações do Programa Escrevendo o Futuro da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP) este ano serão para apoio ao trabalho dos professores responsáveis pela aplicação do concurso nas escolas.
Dessa maneira, de abril a outubro, serão ofertadas ações formativas com cursos on-line, mediados e autoformativos, além de disponibilização de materiais de apoio pedagógico, e realização de webinários com especialistas.
Vale ressaltar que todos os respectivos encontros serão todos onlines, visando exclusivamente à preparação para a próxima edição da Olimpíada, que será apenas em 2023.
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), junto aos parceiros do concurso, promove uma live no próximo dia 19 de abril, às 10 h, no canal da Educação no youtube, destinada a professores de Língua Portuguesa, de Ensino Fundamental e Médio, de todas as Gerências Regionais de Educação (Geres).
O encontro será focado nos Relatos de Prática, a partir do trabalho com os cinco gêneros abordados na Olimpíada: Crônica, Poema, Memórias Literárias, Documentário e Artigo de opinião. Além disso, as próximas ações devem ser organizadas em nível regional, propiciando uma troca de experiência entre os professores dos estados do Nordeste.
Este primeiro encontro será mediado pela Gerente de Desenvolvimento da Gestão das Unidades de Ensino da Seduc, Genilma Barros, com formação guiada pela especialista, Profª Dra Adna de Almeida, além da participação do convidado José Neiton Alves, Secretário Executivo da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e professores semifinalistas e finalistas da última edição da olimpíada.
Diante disso, a coordenadora da OLP em Alagoas, Betânia Moraes, destacou que:
“Esse ano será apenas de formações e, pela primeira vez, Alagoas participará das atividades com outros estados do Nordeste, como Pernambuco, Paraíba, Sergipe e Bahia. Será muito interessante, porque, dessa forma, nossos professores estarão interagindo e compartilhando conhecimento com outras unidades federativas.”