Os estudantes do grêmio da Escola Estadual Moreira e Silva, de Maceió, decidiram usar seu protagonismo para tornar o ambiente escolar mais aconchegante dentro de uma proposta de sustentabilidade.
Apoiados pelo Conselho Escolar e utilizando recursos próprios da unidade, os gremistas começaram a revitalizar as áreas arborizadas da escola através de um projeto de paisagismo envolvendo cerca de 15 alunos, que se uniram após apresentarem interesses em pautas ambientais.
A iniciativa ainda conta com o auxílio de uma paisagista que, voluntariamente, orienta os participantes do projeto na utilização dos materiais de jardinagem. Projetos como estes devem se tornar cada vez mais frequentes nas escolas da rede estadual, graças ao programa da Secretaria de Estado da Educação, intitulado Avança Grêmio, lançado no início deste ano, que destina recursos para esse tipo de iniciativa estudantil.
O presidente do grêmio e estudante do 2º ano do Ensino Médio, Vinícius Buarque, conta que a ideia de investir em um projeto de paisagismo vem do interesse em proporcionar mais espaços de socialização e otimizar os ambientes abertos da escola:
“Temos em nosso grêmio uma equipe que demonstra muito interesse em trabalhar com questões ambientais. E ter um local mais aconchegante para recreação e socialização sempre foi nosso desejo. Então, tivemos essa ideia junto à nossa gestora e, com a perícia de uma especialista, desenvolvemos esse projeto de paisagismo para transformar nosso ambiente escolar, e também trazer um pouco mais de natureza para o nosso cotidiano.”
Membro do grêmio e também estudante do 2º ano do Ensino Médio, Davi Araújo entrou para a equipe do projeto de paisagismo por já ter uma experiência com plantas, devido à influência de sua mãe, que é botânica. O estudante acredita que o projeto é para o bem-estar de todos e pode envolver cada vez mais alunos, como uma atividade regular:
“Esse projeto é para todos, para o bem-estar de cada aluno do Moreira, é uma atividade coletiva e até terapêutica. Então, tenho certeza que, com o grêmio dando essa iniciativa, os outros alunos também vão começar a colaborar e fazer parte disso.”
A Seduc, por meio do Programa Avança Grêmio, está repassando para as escolas estaduais recursos de fomento a projetos estudantis que sejam voltados para o bem coletivo e relacionados a temas pedagógicos, como cultura e diversidade, por exemplo.
Dentro desse contexto, a Escola Moreira e Silva será beneficiada de acordo com o número de matriculados, podendo receber até R$ 16.500 do programa. O presidente do grêmio ainda conta que, com esse recurso, os estudantes pretendem criar uma horta sustentável dentro da escola, para contribuir com a alimentação saudável na unidade e também para o aproveitamento de um espaço que atualmente está em desuso.
“Também queremos fazer uma horta para que a escola cultive seus próprios alimentos de forma sustentável. Serão legumes e hortaliças completamente orgânicos, que vão fazer parte da merenda escolar contribuindo para uma alimentação livre de agrotóxicos. Já apresentamos a proposta à direção, nosso coordenador pedagógico está nos auxiliando no desenho do projeto e já temos o espaço separado. Assim que recebermos o recurso, vamos comprar as sementes e começar a cultivar.”
O gremista ainda afirma que o programa será um diferencial importante para a realização de projetos que ainda estão no papel:
“Antes, nós tínhamos que lutar muito para conseguir verba para ter um projeto realizado. Agora, com esse programa, nós conseguimos planejar dois, três projetos de uma vez, pois sabemos que nós vamos ter recursos e muito mais autonomia para pôr em prática.”
José Márcio de Oliveira, secretário de Estado da Educação, explica que o Avança Grêmio é mais uma ação da Seduc de incentivo aos alunos para desenvolverem projetos e pesquisas nas unidades escolares:
“Exemplos como esse do grêmio da Escola Moreira e Silva serão ampliados com os recursos do Avança Grêmio. É com esse intuito que esse projeto nasceu e tem se dado em todo o estado, investindo em projetos e ações inovadoras, fomentando essas atividades extracurriculares nos alunos que irão trabalhar, despertando neles novas habilidades e identificando novos talentos e possibilidades para o futuro.”