Compartilhe a notícia:

A Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) realizou a formatura do curso profissionalizante de Pedreiro de Alvenaria, contemplando 15 reeducandos do Presídio Masculino Baldomero Cavalcante, que agora passam ater uma nova profissão.

O curso foi ministrado em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc), por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), vinculado ao Ministério da Educação e uma das mais prestigiadas iniciativas de formação profissionalizante no país.

A cerimônia de formatura ocorreu no auditório da Reitoria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e contou com um sistema escolta e segurança reforçados, para garantir a presença dos formados e convidados.

A capacitação profissional é uma parceria entre Seris e a Seduc, que busca promover a educação profissionalizante dentro dos presídios alagoanos.

Durante a solenidade, em seu pronunciamento, o secretário de Educação, professor José Márcio Augusto de Oliveira, falou sobre a oportunidade dada aos internos que, apesar de exitosa, classificou de tardia, por falhas cometidas pelo poder público como um todo, ao longo de anos; desde não propiciar as oportunidades, até a ausência de políticas públicas no passado, que levou os atuais formandos às condições que motivaram seu ingresso no sistema:

“Este evento vem para marcar a importância de qualificação profissional para todos. Esta oportunidade deveria ter sido dada no ensino médio, mas graças aos esforços adotados conseguimos garantir a qualificação.”

O representante da Seris no evento, Cel. PM Clístenes Omena, assessor executivo de Contratos e Convênios, ressaltou a importância dos cursos profissionalizantes na formação educacional. E mencionou seu orgulho de, antes de se formar em Direito e, posteriormente, oficial superior da Polícia Militar de Alagoas (PM/AL), ter adquirido formação em dois cursos técnicos:

“Antes de ingressar na área de segurança pública, eu fiz dois cursos profissionalizantes, eles somaram significativamente na minha carreira profissional, espero que todos aproveitem esta oportunidade e apliquem em sua vida ao reingressar à sociedade.”

Durante a cerimônia, os formandos receberam os certificados dos próprios familiares, que compareceram ao evento para prestigiar a formatura. O evento também contou com uma homenagem a professora doutora, Elaine Pimentel, madrinha da turma, que recebeu uma placa de agradecimento pelo trabalho realizado na área de ressocialização.

Ela agradeceu a homenagem e reforçou a necessidade de sempre se buscar a qualificação:

“Conhecimento nunca é demais, oportunidade como esta devem ser aproveitadas e multiplicadas, pois as pessoas não param de adquirir ensinamentos.”