Consumidores de 34 cidades do Agreste e do Sertão de Alagoas (veja lista abaixo) estão sendo atendidos por uma nova empresa, a Águas do Sertão, que assumiu no início de setembro a concessão de água e esgoto antes operada pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal). Com isso, os consumidores dessas regiões precisam ficar atentos aos novos canais de atendimento.
A empresa é formada pelo consórcio que venceu o leilão realizado em 2021 para concessão dos serviços de saneamento do Bloco B e assumiu contrato de 35 anos para cuidar da reserva e distribuição da água tratada pela Casal, assim como do esgotamento sanitário e do atendimento comercial na região.
Na prática, o que muda para o consumidor é o atendimento nessas localidades, além da leitura mensal de consumo, feita de forma digital, e a tarifa paga pelos clientes, que tem como base uma tabela de preços que leva em consideração o percentual dos custos da água fornecida pela Casal, mão-de-obra, produtos químicos e energia elétrica.
A nova concessionária atende 568 mil habitantes de cidades das regiões Agreste e Sertão do estado, divididas em três núcleos:
Núcleo Delmiro Gouveia
- Água Branca
- Delmiro Gouveia
- Inhapi
- Mata Grande
- Olho D’Água do Casado
- Pariconha
- Piranhas
Núcleo Palmeira dos Índios
- Belo Monte
- Cacimbinhas
- Carneiros
- Dois Riachos
- Igaci
- Jaramataia
- Maravilha
- Monteirópolis
- Olivença
- Ouro Branco
- Palestina
- Palmeira dos Índios
- Pão de Açúcar
- Poço das Trincheiras
- Quebrangulo
- Santana do Ipanema
- São José da Tapera
- Senador Rui Palmeira
Núcleo Penedo
- Feira Grande
- Igreja Nova
- Junqueiro
- Piaçabuçu
- São Brás
- Traipu
- Penedo
- Porto Real do Colégio
- São Miguel dos Campos
Em Penedo, São Miguel dos Campos e Porto Real do Colégio, municípios que não faziam parte da rede da Casal e que eram atendidos pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), a Águas do Sertão assumirá da captação de água ao tratamento de esgoto, ou seja, será responsável pelo processo completo de saneamento.
A companhia informou que instalou pontos de autoatendimento e também colocou à disposição do cliente outros canais para pagamento de faturas, consultas e ouvidoria.
Por meio do site da concessionária, é possível solicitar os seguintes serviços:
- segunda via da fatura
- atualização de cadastro
- pedido de religação
- plano tarifário
- consultar endereços das lojas de atendimento
A Central de Atendimento funciona pelo telefone 0800 000 2122, através de ligação e WhatsApp. O atendimento telefônico está disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h; sábado, domingos e feriados, das 7h às 19h.