O golpe da CNH aplicado em alunos de uma autoescola de Maceió acendeu alerta para a importância de se ter atenção na hora de contratar uma autoescola, chamada oficialmente de Centro de Formação de Condutores (CFC).
O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran-AL) alerta que, para não cair em golpes e acabar contratando o serviço de uma empresa irregular, basta acessar o site do órgão e conferir a lista dos CFCs credenciados no estado.
Vale ressaltar que o estado de Alagoas conta com quase 120 autoescolas registradas, e, diante disso, a subchefe de fiscalização e controle dos CFCs no estado alagoano, Carla Cabus, frisou que:
“É só entrar no site e ver a relação. Além de conferir a lista, a gente alerta a população que visite a autoescola, que veja a quantidade de veículos e de instrutores que se tem. É importante também ver o contrato de serviço e prestar atenção nessas promoções relâmpagos.”
Além de conferir as autoescolas cadastradas no site do Detran, o aluno também tem acesso aos Centro de Formações bem ranqueados no estado. Em caso de qualquer irregularidade, o Detran aconselha que o aluno faça uma denúncia na ouvidoria.
Por fim, Carla ainda afirma que:
“A gente recebe várias denúncias de autoescolas que receberam o dinheiro e não estão dando as aulas, entre outras irregularidades. Nesses casos, onde a autoescola lesou o aluno, nossa equipe de fiscalização abre um processo administrativo para apurar e ouvir as partes.”