Em 24 horas, Alagoas confirmou 172 novos casos de Covid e nenhuma morte causada pela doença. A informação é do boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde nesta quinta-feira (17).
Com a atualização, a média móvel de casos no estado está em alta, enquanto a média móvel de mortes segue estável.
Alagoas confirmou 322.114 casos de Covid, dos quais, 314.357 pacientes conseguiram se recuperar.
Desde o início da pandemia, 7.134 pessoas morreram por causa da doença.
Existem ainda 714 casos suspeitos, de pessoas que fizeram teste e aguardam resultado de exame.
Dos 134 leitos exclusivos para Covid e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), 16 estavam ocupadas até as 16h de quarta (17). A taxa de ocupação no estado é de 12%. Esse índice leva em conta todos os tipos de leito (clínicos, com respirador, UTI intermediária e UTI).
Considerando apenas os leitos de UTI, o percentual de ocupação em Alagoas é de 18%. Em Maceió, a taxa é de 8%. Já no interior, a ocupação sobe para 25%.
Além do aumento nos testes positivos para Covid, epidemiologistas estão preocupados com a nova subvariante da ômicron da Covid, a BQ.1, que está em circulação pelo país. Alagoas já registrou o primeiro caso da BQ.1: trata-se de um homem de 66 anos, com histórico de viagem a São Paulo.
Em reunião realizada na quarta (17), o Grupo Técnico de Combate à Covid-19, da Secretaria de Estado da Saúde (Seasu), decidiu recomendar a volta do uso da máscara em ambientes fechados, em situações de aglomeração e para pessoas com comorbidades e idosos.
Alguns estabelecimentos, como faculdades particulares e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), também voltaram a recomendar o uso da máscara.
A recomendação do grupo técnico é também para que a cobertura vacinal no estado seja impulsionada e que mais pessoas completem o esquema vacinal contra a Covid.