Para superar as dificuldades decorrentes da pandemia, sobretudo no que diz respeito à aprendizagem em disciplinas consideradas essenciais, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com os institutos Gesto e Reúna, lança mais uma ação voltada aos estudantes da rede estadual de ensino. Trata-se do projeto Avançar, que contemplará, inicialmente, cerca de mil estudantes dos nonos anos do ensino fundamental, com o início das aulas previsto para o próximo mês de julho.
O Avançar visa à recomposição da aprendizagem, promovendo habilidades prioritárias nas disciplinas de matemática e língua portuguesa, seja por conta das trajetórias educacionais prejudicadas pela pandemia ou pela aprendizagem insuficiente acumulada de anos anteriores.
Para participar, o gestor da escola deve encaminhar um e-mail para geaf@educ.al.gov.br, sinalizando o interesse em se inscrever no projeto. Ele precisa, ainda, indicar coordenador, professores e turmas a serem incluídas. Serão aceitas duas escolas por Gerência Regional de Ensino (Gere) e até duas turmas por unidade escolar.
Até aqui, 23 unidades já confirmaram participação, segundo a gerente especial dos anos finais e coordenadora do projeto pela Seduc, Maria Pastora Santos. “O momento, agora, é de adesão das escolas. Posteriormente, partiremos para a formação da equipe, seguida da aplicação do projeto. Como se trata de um projeto piloto, convidamos as escolas para indicarem uma ou duas turmas que apresentem maior déficit”, destaca Maria Pastora.
Além das aulas, o projeto disponibilizará material didático específico, que será dividido em dois módulos e impresso pela Seduc – a quem caberá também a distribuição para todos os alunos e professores envolvidos.