Em mais uma ação itinerante, com o objetivo de manter estabilizado o estoque de sangue, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza coleta externa no Serviço Social do Transporte (Sest) de Arapiraca, situado na Rodovia AL-115, no bairro Bom Sucesso. A ação, que ocorre neste sábado (22), das 8h às 12h, é destinada aos funcionários da instituição e também é aberta à comunidade arapiraquense.
Segundo portaria do Ministério da Saúde (MS), para ser doador de sangue o voluntário deve ter entre 16 a 69 anos de idade, peso igual ou superior a 50 quilos, bom estado de saúde e portar documento de identificação com foto. Também é necessário seguir outros critérios, como não ter tido hepatite após os 11 anos de idade, doença de Chagas, Aids e sífilis.
Conforme a assistente social e supervisora do Hemoal Arapiraca, Aurélia Fernandes, há impedimentos temporários para doar sangue, que também são determinados pelo MS. “No caso das pessoas que fizeram tatuagem, maquiagem definitiva, micropigmentação ou que colocaram piercing, a doação de sangue é proibida pelo período de um ano”, ressaltou a gestora.
Proibições
Aurélia Fernandes enfatizou que o candidato à doação de sangue não pode ter ingerido alimentos gordurosos e nem bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas. “É relevante informar que o voluntário também deve ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior”, informou a supervisora do Hemoal Arapiraca.
Ela pontuou que, no caso dos voluntários que desejam repetir o procedimento, há um período de inaptidão a ser cumprido. “Os homens devem aguardar, no mínimo, dois meses, e as mulheres, três meses para voltar a se candidatar à doação de sangue”, relembrou Aurélia Fernandes.
O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, destacou que as coletas itinerantes do Hemoal facilitam o acesso dos alagoanos à prática da doação de sangue. “Como sabemos, devido às atividades cotidianas, muitas pessoas não têm tempo de deslocar-se ao Hemoal. Desse modo, as coletas externas são fundamentais para que o gesto nobre seja praticado”, enfatizou o gestor.