A secretária-chefe do Gabinete Civil, Roseane Vasconcelos, participou na sexta-feira (21) do lançamento do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PUDI), que abrange a Região Metropolitana de Maceió. Ela ressaltou a importância do programa para garantindo o desenvolvimento social, promover qualidade de vida e garantir sustentabilidade ambiental. O evento foi realizado no Centro de Inovação do Polo Tecnológico (CIPT), no Jaraguá, e contou com a participação de prefeitos dos municípios que compõem a região metropolitana da capital alagoana.
Durante a solenidade, Roseane Vasconcelos parabenizou a professora da Faculdade de Urbanismo e Arquitetura da Universidade Federal de Alagoas, Regina Dulce Lins, responsável pela elaboração do plano, junto aos prefeitos das 13 cidades da região metropolitana.
“Agradecemos o trabalho excelente que a professora Regina fez conjuntamente com os municípios da região metropolitana de Maceió, onde discutiram e traçaram a viabilidade desse plano, pensando na melhoria de vida desses alagoanos. Agradecemos aos prefeitos que contribuíram para que esse plano de fato se torne realidade. Vale ressaltar também o papel da Fapeal, que sempre está colaborando com a melhoria científica do nosso estado”, disse Roseane, que junto ao secretário de Estado da Ciência e Tecnologia e Inovação, Silvio Bulhões, representou o governador Paulo Dantas, que cumpria agenda em Igaci.
Roseane ainda colocou o Governo de Alagoas à disposição para que as ações do programa sejam colocadas em prática. “O Governo do Estado está disponível para que todos os municípios junto à Fapeal e à Ufal possam de fato colocar esse plano em ação. Para o Governo do Estado, a região metropolitana da capital alagoana tem grande importância. E nesse momento riquíssimo estejamos unidos para construir e colaborar”, ressaltou.
A professora Regina Dulce destacou a importância do Governo de Alagoas e destacou o empenho dos municípios da região metropolitana para a construção do plano. “Este plano é resultado do nosso esforço visando construir coletivamente, com os munícipios, uma região metropolitana que seja de fato um instrumento de planejamento e gestão de território e que principalmente incorpore dois valores: inclusão social e sustentabilidade”, disse.
O PUDI da região Metropolitana de Maceió foi realizado através da Secretaria de Estado do Planejamento de Gestão e Patrimônio em parceria com a Fapeal. Atalaia, Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Coqueiro Seco, Maceió, Marechal Deodoro, Messias, Murici, Paripueira, Pilar, Rio Largo, Santa Luzia do Norte e Satuba). Além disso, o plano já é considerado um marco no planejamento regional do Brasil e também para o estado de Alagoas e define diretrizes e medidas para orientar as ações governamentais e de iniciativa privada das regiões metropolitanas, aglomerações urbanas, microrregiões visando ao desenvolvimento sustentável e a redução das desigualdades regionais.
Também estiveram presentes, os deputados estaduais Alexandre Ayres e Silvio Camelo.