Excepcionalmente nesta quarta-feira (9), devido à suspensão do funcionamento do Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica, conhecido como Hórus, desenvolvido e administrado pelo Ministério da Saúde (MS), o Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf) não está realizando a distribuição de medicamentos de alto custo, bem como não está renovando os processos dos usuários já cadastrados.
O Ceaf destaca que o problema afetou as Farmácias de Alto Custo dos Estados que são interligadas ao Hórus, que só podem realizar a distribuição dos medicamentos por meio deste sistema. Ressalta que o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSUS), órgão vinculado ao MS, está adotando todas as medidas necessárias para resolver o problema e, desse modo, restabelecer a liberação dos medicamentos em todos os Estados.
Ressalta que, para maiores esclarecimentos, os usuários cadastrados no Ceaf podem entrar em contato com o componente por meio dos telefones 3315-6109 e 3315-6110.