Depois de ser palco de diversas atividades lúdicas, de instrução sobre o cuidado com o meio ambiente e o descarte correto de resíduos sólidos, o Projeto Renasce Salgadinho voltou à Escola Municipal Zaneli Caldas nesta sexta-feira (18), e realizou uma gincana ambiental, onde os alunos participantes recolheram materiais recicláveis que podem serem reaproveitados.
Durante a ação, os alunos trouxeram volumosos como eletroeletrônicos, eletrodomésticos, óleo de cozinha, garrafas PET, panelas velhas, latinhas de alumínio, livros usados, plásticos, papel e papelão.
A ação faz parte de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) com o projeto Escola Alerta e as ações socioambientais do Renasce Salgadinho. Ao todo, mais de 380 crianças foram beneficiadas com a iniciativa.
Renasce Salgadinho
O conjunto de obras segue em diversos bairros e vai mudar a realidade da cidade. Os investimentos, fruto de um empréstimo da Companhia Andina de Fomento (CAF), são de R$ 76,4 milhões e contam com intervenções a curto, médio e longo prazo e devem ser concluídas e entregues até o final de 2023.
Além da revitalização, o projeto conta com mais de 20 intervenções previstas na região. São trabalhos de requalificação ambiental, análise, revisão e consolidação de estudos topográficos, geológicos, geotécnicos e hidrológicos, modernização de vias e ruas, melhorias no sistema de drenagem, de contenção de erosão, de recomposição do Riacho Salgadinho, construção de passarelas, sinalização e mudanças no projeto paisagístico.
Ações educativas, com palestras, oficinas de reciclagem e outras atividades também fazem parte do projeto técnico-operacional.