Vários destinos em um único lugar, o ano todo. É com essa máxima que a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) promove esta semana o 1º Festival de Turismo de Alagoas. O objetivo da ação é promover todas as regiões turísticas do Estado e fomentar o turismo regional, com turistas de estados próximos geograficamente de Alagoas.
O evento, que acontecerá nesta sexta-feira (1) e sábado (2) de setembro, no Centro de Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, oferecerá programação diversificada ao longo dos dias: durante a manhã, capacitações e palestras; das 14h às 18h, uma feira de negócios com 113 estandes de representantes do trade turístico e secretarias municipais de Turismo de locais e nacionais.
De acordo com a secretária de Estado do Turismo de Alagoas, Bárbara Braga, a iniciativa é mais uma ação estratégica promovida pela Setur para fortalecer a regionalização e interiorização do turismo alagoano, fomentando ainda mais o fluxo turístico no Estado pela região Nordeste.
“Além de fomentar o fluxo aéreo e marítimo dos turistas, precisamos também trabalhar o turismo regional, que, em sua maioria, acontece por via terrestre. O Festival de Turismo de Alagoas é o encerramento de uma série de investimentos que fizemos ao longo deste mês, a exemplos dos road shows e mega famtour regionais, e com certeza trará bons frutos para nosso turismo”, destacou a secretária de Estado, comemorando que a iniciativa é estratégica.
Anteriormente ao evento deste fim de semana, a Setur realizou um roadshow em quatro cidades do Nordeste, capacitando mais de 250 agentes de Mossoró, Natal, João Pessoa e Recife sobre os atrativos turísticos e todo o potencial do Destino Alagoas. Além disso, desde o dia 27 de agosto, sete grupos de agentes de viagens da Bahia, Ceará, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe realizam um famtour por várias regiões turísticas de Alagoas, mostrando o potencial turístico do Estado além das praias.
Durante o Festival de Turismo de Alagoas, mais de 500 agentes de viagens terão a oportunidade de participar de negociações diretamente com os representantes do trade turístico, para negociar pacotes cada vez mais competitivos para os clientes. No dia 2, em parceria com a operadora Masterop, serão lançados pacotes exclusivos e personalizados para vendas da Rota da Cachaça e dos Cânions do São Francisco. A operadora alagoana tem trabalhado de forma intensa em parceria com o Governo de Alagoas para fortalecer o turismo nas regiões turísticas, para consolidar o fluxo turístico para além da praia.
No site festivaldeturismodealagoas.com.br é possível conferir todas as informações do evento, a programação completa, detalhes sobre os palestrantes e os temas abordados nas atividades.