A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promove, a partir desta terça-feira (5), a Oficina de Microplanejamento para as Atividades de Vacinação de Alta Qualidade. A ação, que ocorre até o dia 12 deste mês e destina-se aos coordenadores municipais de Imunização, Vigilância Epidemiológica e de Atenção Primária dos 102 municípios alagoanos, acontece nas cidades de Palmeiras dos Índios, Maceió, Penedo e Delmiro Gouveia.
As oficinas visam ampliar a discussão sobre estratégias de microplanejamento para o resgate das altas coberturas vacinais no Estado, com estratégias de vacinação de rotina e, consequentemente, a erradicação, eliminação e o controle de doenças imunopreveníveis. Durante o evento, serão proferidas palestras por técnicos da Superintendência de Vigilância e Controle de Doenças (SVCD), Gerência de Atenção Primária (GAP) e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL).
De acordo com a assessora do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, enfermeira Rafaela Siqueira, as oficinas visam sistematizar as ações de vacinação e o processo de trabalho das equipes de saúde, atendendo às necessidades de cada região. “Esse momento é importante para que, junto aos municípios, identifiquemos quais as melhores estratégias para que a vacinação possa ser mais efetiva e alcance altos índices de imunização”, explica.
O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, destaca que as oficinas são um processo de aprimoramento das ações já realizadas pela Sesau. “A saúde de Alagoas está em um processo constante de melhorias e o treinamento visa, além de traçar estratégias para ampliar a cobertura vacinal, garantir a imunização para toda população e evitar doenças como a Meningite, por exemplo”, destaca o gestor da saúde estadual.
Confira a Programação
A primeira edição da Oficina de Microplanejamento para as Atividades de Vacinação de Alta Qualidade ocorre nesta terça-feira (5), em Palmeira dos Índios, das 9h às 17h, no auditório do Centro Universitário Cesmac, e recebe representantes das VII e VIII Região de Saúde. Já na quarta-feira (6), o treinamento acontece em Maceió, das 9h às 17h, na sala invertida do Centro Universitário Cesmac, sendo destinada aos coordenadores municipais da I e II Regiões de Saúde.
No dia 11 de setembro, o treinamento ocorre em Penedo, na Casa da Aposentadoria, das 9h às 17h, voltado aos coordenadores municipais da V e VI Regiões de Saúde. E em Maceió, o curso acontece na sala 31 da Faculdade Estácio, tendo como público-alvo os técnicos da III e IV Regiões de Saúde. Já no dia 12, no auditório do Campus Sertão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), na cidade de Delmiro, a iniciativa tem como público-alvo os coordenadores da IX e X Regiões de Saúde.