A manhã deste sábado (16) vai ser voltada à preservação dos mares, rios e mangues da capital. Tudo isso devido à ação, organizada pela Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), em alusão ao Dia Mundial da Limpeza, celebrado em 16 de setembro. Para marcar a data, será realizado um mutirão de coleta de resíduos descartados de forma irregular na faixa de areia de diversos pontos da orla de Maceió.
Os pontos de encontro para o início da atividade estarão no Pontal da Barra, Pajuçara e Guaxuma. Além deste locais, a Praia de Garça Torta terá uma tenda da Alurb, com a distribuição de materiais para a coleta de resíduos e kits do evento. As ações terão o apoio do Instituto Biota, Coletivo Praia Limpa, Grupo Mulheres do Brasil e da ONG Nosso Mangue.
A diretora-executiva da Alurb, Kedyna Tavares, explica a importância de atividades que reúnam diversas pessoas em prol da natureza.
“É uma data importante, que deve ser lembrada e servir de alerta para que as pessoas se vejam no papel de preservar o meio ambiente, afinal, isso é uma responsabilidade compartilhada entre poder público e sociedade. O mutirão vai atuar em diversos pontos e reunir o máximo de resíduos descartados de forma irregular, evitando que alterem o ecossistema marinho”, disse.
Além da limpeza na faixa de areia, o Ecoboat estará atuando nas piscinas naturais e próximo a faixa de areia, locais onde diversos banhistas frequentam e que necessitam de uma atenção especial devido a vida marinha existente na área e o descarte de materiais que ocorre.
Voluntários também podem participar da ação. Para isso, basta comparecer a um dos pontos indicados e se prontificar para iniciar a limpeza.