Compartilhe a notícia:

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou, nesta quarta-feira (20), no auditório do Centro Universitário de Maceió (Unima), situado no bairro Cruz das Almas, o 12º Seminário Estadual de Humanização da Saúde de Alagoas. O evento foi destinado a gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), além de professores e estudantes da área.

 

Os seminários de humanização da saúde são promovidos desde 2012 pela Sesau, com apoio da Câmara Técnica de Humanização do SUS de Alagoas.  Esta edição do seminário teve como tema central: “Como produzir saúde para quem trabalha na saúde?”.

 

Para a coordenadora estadual da Política Nacional de Humanização (PNH) da SUS, Luzia Prata, o seminário teve como objetivo trabalhar os desafios e avanços que a implantação da Política de Humanização encontra em Alagoas. “Durante o evento, foram promovidas discussões para disseminar práticas baseadas nos princípios e métodos da PNH”, ressaltou.

Luzia Prata disse que essas diretrizes estão sendo implementadas no âmbito dos serviços de saúde de Alagoas. “O propósito desta iniciativa é pensar em um modo de se produzir saúde de forma mais humanizada, qualificando o SUS e valorizando o trabalho e os trabalhadores da saúde”, salientou a coordenadora.

 

Ainda durante o seminário, foram realizadas apresentações da professora convidada da Universidade Federal do Espírito Santo, Maria Elisabeth de Barros. “É sempre importante a troca de experiências com profissionais renomados de todo o país. A presença da professora Maria de Barros vem a somar com nosso evento, ampliando o compromisso de excelência e humanização de todos os que fazem o SUS no Brasil”, declarou Luzia Prata.

 

PNH

 

 

Implantada desde 2003, a Política Nacional de Humanização tem o objetivo de assegurar que os princípios do SUS sejam disseminados nos serviços de saúde. Além de incentivar a comunicação entre gestores, trabalhadores e usuários, ela visa qualificar os serviços de saúde para que assegurem à população assistência humanizada.