A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoveu, nesta terça-feira (17), um dia de ações na Grota Vale da Esperança, localizada no bairro Antares, em Maceió, dentro das atividades do Programa Vida Nova nas Grotas. Foram realizados 2.329 atendimentos, entre consultas médicas nas áreas de clínica geral, cardiologia, ginecologia, ortopedia e pediatra, além de exames laboratoriais e testes rápidos de HIV e hepatites B e C.
A coordenadora do Programa Vida Nova nas Grotas, Kécia Alcântara, ressaltou a importância da participação da Sesau na iniciativa, que busca assistir a população das grotas de Maceió.
“Durante os atendimentos, os pacientes são triados e encaminhados para as consultas e realização de exames. Também estamos inovando no atendimento, indo até a casa do paciente que não pode vir ao local da ação, levando consultas médicas e regulando-os nos hospitais”, informou.
A moradora da Grota Vale da Esperança, Maria da Conceição, de 62 anos, buscou atendimento com o cardiologista após sentir dores no peito. Ela explicou que está em busca de atendimento com um especialista há alguns meses, devido ser portadora de diabetes e ser fumante.
“Há algum tempo estou sentindo dores no peito e, por isso, quando fiquei sabendo dessa ação, não perdi tempo e vim me consultar. Já realizei alguns exames aqui e, agora, passei pela consulta com o cardiologista. Estou muito satisfeita!”, destacou.
Da mesma maneira, a dona de casa Iane Santos, de 30 anos, procurou atendimento para o filho Emanuel, de apenas 13 dias de nascido. “Serei moradora da grota que será criada e fiquei sabendo da ação por meio dos panfletos divulgado durante a semana. Trouxe meu filho para se consultar com a pediatra, pois ele está gripado e com dificuldade para mamar. A médica já me orientou com medicação e sobre a amamentação”, contou.
O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, assegurou que a ação garante assistência em saúde a quem mais precisa. “Trouxemos nossas equipes para prestar atendimento e garantir o acesso dos moradores da Grota Vale da Esperança a serviços básicos de saúde, que deveriam ser assegurados pela Atenção Primária”, destacou o gestor.