A baleia da espécie cachalote que foi encontrada morta no encontro de um rio com a praia, em Maragogi, no Litoral Norte de Alagoas, na tarde dessa segunda-feira (23), foi removida e enterrada fora da linha da maré. A remoção foi feita pela Prefeitura de Maragogi, nesta terça-feira (24).
De acordo com informações do Instituto Biota de Conservação, que acompanhou a retirada do animal, a baleia tinha mais de 9 metros de comprimento. Segundo o instituto, não foi possível comprovar as causas da morte e nem o sexo devido ao avançado estado de decomposição do animal.
A baleia cachalote é um dos maiores mamíferos com dentes a habitar o planeta Terra. Os machos desta espécie podem alcançar até 20 metros de comprimento e pesar até 45 toneladas, enquanto as fêmeas, geralmente menores, atingem 17 metros e pesam 14 toneladas.
Essa espécie de baleia também é conhecida por mergulhar em altas profundidades (em média 400 metros) em busca de alimento. Elas costumam se alimentar de lulas, polvos e peixes encontrados nas regiões profundas dos oceanos