Compartilhe a notícia:

A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) divulgou, nesta segunda-feira (11), edital de seleção para o Programa de Permanência Universitária (PPU). A iniciativa prevê o pagamento de 400 bolsas mensais no valor de R$ 400, durante o período de dez meses, para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

De acordo com o edital, são considerados estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica aqueles universitários cuja renda per capita não ultrapasse o valor de 1,5 salário mínimo mensal. Os candidatos devem integrar o Cadastro Único do Discente em Situação de Vulnerabilidade Socioeconômica (CADIS) da universidade.

Os interessados podem se inscrever por meio de formulário online, disponível no endereço eletrônico https://forms.gle/7jgBgsVuE19DV24a6, no período de 11 a 25 de março de 2024. Os candidatos terão acesso ao formulário por meio do e-mail institucional da Uncisal e devem preencher todas as informações solicitadas no documento eletrônico.

O processo seletivo será liderado pela Pró-Reitoria Estudantil (Proest) da Uncisal e será composto das seguintes etapas: apresentação da documentação comprobatória no ato da inscrição, entrevista e análise de recursos. Serão disponibilizadas orientações individuais para esclarecimento de dúvidas sobre o preenchimento do formulário, por meio do e-mail: ppu.proest@uncisal.edu.br, durante o período das inscrições.

O resultado final do processo seletivo será divulgado na data provável de 21 de maio de 2024, nos endereços eletrônicos https://uncisal.edu.br e https://proest.uncisal.edu.br. Após a divulgação do resultado, a Pró-Reitoria Estudantil convocará os aprovados no processo para reunião presencial na data provável de 22 de maio de 2024.

Após a seleção final, os estudantes deverão cumprir critérios como, por exemplo, a não reprovação por falta, o não abandono do curso e a regularização de eventuais pendências. Eventuais mudanças no quadro socieconômico e mudanças de telefones de contato, de endereços físicos e eletrônicos devem ser comunicados à Proest.

SOCIAL

De acordo com o reitor Henrique Costa, o Programa de Permanência Universitária foi reconhecido pelo Fundo de Combate a Pobreza (FECOEP) como um dos melhores programas que representavam o Fundo pela sua contribuição na área social. “Quando assumimos a gestão eram apenas 250 bolsas, hoje são 400. Lutamos muito para que o benefício fosse ampliado e ainda estamos lutando para aumentar o número de bolsas e também o valor. Então, é com muita alegria que a gente lança este novo edital, torcendo que ele possa ajudar esses 400 bolsistas. Esses estudantes têm uma programação associada de atividades muito bacanas. Não é só o ganho financeiro, eles participam de atividades ligadas ao programa”, explicou.

Para a vice-reitora da Uncisal, Ilka do Amaral Soares, o Programa de Permanência Universitária (PPU) é um importante instrumento para a manutenção dos estudantes na instituição. “Nós sabemos que se manter em uma instituição de ensino superior por três ou quatro anos sem ter que trabalhar é um privilégio para poucos. Logo, esse programa é fundamental para que uma parcela dos nossos estudantes concluam a graduação”, expôs.

No mesmo sentido, a pró-reitora Estudantil, Liliane Toscano de Brito, destaca a importância da iniciativa para a universidade. “O Programa de Permanência Universitária propicia aos estudantes condições para que ele se mantenha e amplie suas atividades na Universidade.  Dessa forma, nossos bolsistas conseguem concluir o curso, reduzindo, assim, a evasão e contribuindo para a sua formação acadêmica e a mudança de vida”, destaca.