A programação do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA-AL) para a Semana da Água segue com muitas atividades. Nesta terça-feira (19), foi dia de trilha. Várias turmas de escolas da rede pública percorreram parte da Área de Preservação Ambiental (APA) do Catolé e Fernão Velho.
Os grupos foram divididos por idade. Os mais jovens, de 6 a 12 anos, participaram da trilha menor, de aproximadamente 300 metros. Já os estudantes do Ensino Médio fizeram um percurso de cerca de 2,5 quilômetros. A ação aconteceu em parceria com o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), a Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh) e a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal).
Como pontapé para o início das atividades, o BPA realizou uma palestra de educação ambiental sobre as ações do batalhão. Anderson Goes, Sargento do BPA, explica a importância da ação. “O Batalhão Ambiental possui um núcleo de educação ambiental chamado NEAT, Núcleo de Educação Ambiental de Taxidermia. Por meio dele, levamos a elucidação da preservação, para que nosso trabalho de fiscalização e punição seja menor. Quando ensinamos as questões ambientais aos mais jovens, eles se tornam adultos conscientes”, conclui.
Durante a trilha, foram abordados aspectos importantes da área de preservação, detalhes sobre Mata Atlântica, a ocorrência de resíduos dentro da vegetação, além da relevância da existência da APA para a vida faunística, florística e humana. Os alunos também puderam conhecer o estoque de água potável que atende cerca de 30% da população de Maceió, a Reserva do Catolé.
“A trilha permite uma imersão onde está o nosso estoque de água potável, visando uma conscientização das áreas protegidas e demais vegetações com o intuito de garantir a água limpa e potável. A consciência disso fará com que as gerações futuras tenham práticas positivas para a sobrevivência do nosso planeta”, explica Wictor Thomas, consultor ambiental do IMA.
Ao fim da trilha, um plantio simbólico com espécies nativas da região foi realizado por todos os alunos participantes, com o intuito de contribuir para a recuperação da vegetação da APA. A aluna de agropecuária do campus Satuba do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Maria Helena Delmiro, participou da trilha e se mostrou contente com o passeio. “Às vezes é muito bom se conectar com a natureza. Mesmo que o nosso campus fique próximo, não temos tanto contato com o meio ambiente. Foi muito divertido”, disse a estudante.
Essa ação integra a programação da semana de comemoração ao Dia Mundial da Água, que tem como foco o Programa Mais Água Alagoas sob coordenação do IMA, Semarh e a Secretaria de Estado de Governo (Segov). O Mais Água prevê R$ 10 bilhões em investimentos dos governos do Estado, Federal e da iniciativa privada para a universalização do abastecimento e saneamento básico de Alagoas até 2033.