Em um boletim atualizado, a Secretaria de estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) informou que, apesar da ocorrência de chuvas com intensidade moderada que podem gerar acumulados significativos em várias regiões de Alagoas, não há indicação de risco de transbordamento de rios e lagoas do Estado.
Apesar da situação, o órgão estadual diz, em nota, que continua monitorando as condições meteorológicas e novas atualizações poderão ser enviadas a qualquer momento.
O alerta dos temporais foi emitido neste sábado (30), com atualização até o final deste domingo (31). Ou seja, até o fim da noite de amanhã, a população poderá presenciar a ocorrência de chuvas ao longo de várias regiões de Alagoas.
Conforme o alerta, as atuais condições atmosféricas propiciam o aumento dos acumulados de chuva, especialmente nas regiões do Litoral, Baixo São Francisco e Zona da Mata do estado.
O órgão ainda aponta para o risco de alagamentos, principalmente em áreas com deficiência de drenagem urbana, além de possíveis cheias em pequenos riachos e o aumento do risco de deslizamentos em áreas de encosta.
Também há previsão de acumulados significativos em pontos isolados do Litoral, incluindo a Região Metropolitana de Maceió, bem como na Zona da Mata e no Baixo São Francisco. Nas demais regiões do estado, também é esperada chuva, porém sem risco associado.
Apesar de toda essa situação, não há indicação de risco de transbordamento dos principais rios e lagoas de Alagoas.
Diante de situações de risco, o órgão pede que a população permaneça atenta aos comunicados oficiais e que tome as precauções necessárias para minimizar os impactos das chuvas, especialmente nas áreas mencionadas no alerta.