A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz) assinou contrato de parceria com o Centro Interamericano de Administrações Tributárias (Ciat). A assinatura ocorreu durante a 58ª Assembleia Geral da entidade. O acordo utilizará recursos do empréstimo junto ao Programa de Apoio à Gestão dos Fiscos do Brasil (Profisco), por meio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
O ato foi realizado com a presença do secretário especial da Receita Estadual, Francisco Suruagy; da superintendente especial da Receita Estadual, Alexandra Vieira, e da chefe de projetos estratégicos da Receita Estadual, Giselle Vilela. Os gestores marcaram presença no encontro internacional realizado na cidade de Foz do Iguaçu entre os dias 22 e 25 de abril. O empréstimo oferecido pelo BID auxiliará para a realização de modernização dos sistemas e ações executadas pela Receita Estadual, em Alagoas.
O secretário Suruagy comenta que, em um primeiro momento, será feito um levantamento dos atuais sistemas do setor e afirma a importância da união com o Ciat – o maior órgão de cooperação internacional para as Administrações Tributárias – para o futuro da Sefaz. “Essa parceria vai nos ajudar a avaliar o que já existe, como também vai planejar as ações futuras do que será feito nos sistemas. Isso aí garante para Alagoas o que há de melhor e de boa prática no mundo. Nós estamos nesse momento fazendo essa parceria com o que há de mais moderno, vanguarda e de melhor prática em administração tributária a nível global. Todo esse trabalho serve para o planejamento da Secretaria da Fazenda e da Administração Tributária das próximas duas décadas”, destacou.
O Ciat busca oferecer um serviço integral para o fortalecimento e modernização das Administrações Tributárias dos países membros da entidade. Ao todo, são 42 países em quatro continentes. Somente no continente americano, 32 países integram o grupo.
Além da Receita Federal do Brasil, os mais importantes órgãos de Administração Tributária do mundo participam dos encontros e discussões do Centro Interamericano. Um outro ponto de destaque para o Ciat é o seu objetivo de promover a cooperação internacional e a troca de experiências e informações e prestar assistência técnica, estudos e serviços de formação, contribuindo assim para o fortalecimento das administrações fiscais, e promovendo o desenvolvimento equitativo dos seus países membros.