Compartilhe a notícia:

O Setor de Saúde Ocupacional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizou, no auditório do Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Central Maceió, uma palestra sobre o combate à hipertensão arterial. O evento ocorreu em alusão ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, que ocorreu no dia 26 de abril.

 

Durante o evento foi promovida uma palestra com o médico Rodrigo Nicácio, que destacou a importância de cuidar do corpo, especialmente para que se evite o surgimento da hipertensão arterial, que atinge vários órgãos do corpo humano. Ainda durante a ação, os servidores tiveram a oportunidade de realizar a medição da pressão arterial com as técnicas de enfermagem que trabalham no Setor de Saúde Ocupacional.

Ele ressaltou que o problema atinge os rins, olhos e pulmões, e, principalmente, o coração, causando problemas cardiovasculares. Atinge também o cérebro, desencadeando o Acidente Vascular Cerebral (AVC). De acordo com Rodrigo Nicácio, o AVC acontece quando os vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea.

 

Segundo ele, o AVC é uma doença que acomete mais os homens, e é uma das principais causas de morte, incapacitação e internações hospitalares em todo o mundo. “Noventa por cento dos casos de hipertensão não têm uma causa específica, e sim vários fatores, como alimentação inadequada (ingerir alimentos ultraprocessados), estresse e ausência de atividade física. A hipertensão é uma espécie de rolo compressor que vai danificando o corpo, como coração (infarto e outros agravos), olhos (podendo causar cegueira), rins (paralisação), AVC (derrame cerebral), entre outros órgãos, porque danifica e maltrata as artérias”, salientou o médico.

 

Atividade Física

 

Rodrigo Nicácio salientou, também, ser necessário que toda pessoa realize uma atividade física. Ele disse que 70% dos casos de pessoas com hipertensão são sedentárias. “Recomendo que todos façam atividade física, pelo menos, três vezes por semana. O ideal é que ocorra entre meia a uma hora por dia. Criando esse hábito, pode-se evitar o surgimento de doenças graves, inclusive câncer, hipertensão, diabetes entre outras”, especificou.

 

Para a servidora Francisca Gomes, do Setor de Serviços Diversos, a palestra do médico Rodrigo Nicácio foi muito importante porque trouxe conhecimento de como se deve cuidar para evitar  a hipertensão arterial, por meio de ações simples, que podem ser adotadas no dia a dia. “Além de comer menos sal e se alimentar de comida natural, é importante fazer uma atividade física, o que pode evitar o surgimento da pressão arterial e diminuir os casos de derrame e infarto. Se cuidar é necessário”, enfatizou a servidora.

 

Para a enfermeira do trabalho do Setor de Saúde Ocupacional, Cinthia Regina Barreto, o objetivo da ação foi fomentar a conscientização e a prevenção, além de trazer orientações acerca do bem-estar e qualidade de vida dos servidores. “Por esta razão, a sensibilização sobre a importância do autocuidado para, assim, minimizar os efeitos do diagnóstico tardio e baixa adesão ao tratamento da hipertensão arterial”, especificou.

 

 

“Cuidar de nossos servidores tem sido uma constante nas ações planejadas pela gestão, fruto de várias discussões com as demais coordenações, sobre os agravos que nossos servidores estão submetidos. Daí porque a importância da palestra sobre hipertensão arterial, que é um agravo que incapacita, quando não cuidado precocemente”, destacou a coordenadora geral do Samu Maceió, enfermeira Beatriz Santana.