A Polícia Militar de Alagoas, através do projeto BPTran pela Vida, do Batalhão de Polícia de Trânsito, realizou nessa segunda-feira (6) uma ação educativa em alusão ao “Maio Amarelo”, campanha nacional que visa promover a educação e a conscientização sobre a importância de comportamentos seguros no trânsito.
Com apresentações da Banda de Música da PM e abordando o tema “A paz no trânsito começa por você”, os policiais militares estiveram no Lar São Domingos, no bairro da Mangabeiras, ministrando uma palestra pela manhã para cerca de 100 crianças com idades entre seis e dez anos, além de apresentarem uma peça de teatro com fantoches e realizarem o circuito com a criançada na pista de lona.
À tarde, foi a vez de ministrar a palestra para outras 120 crianças assistidas pela instituição, com idades entre seis e 14 anos. As atividades marcaram a abertura das ações da campanha, que devem perdurar durante todo o mês de maio contemplando diversas programações e visitas.
Ainda, durante o evento, foram apresentados os óculos simuladores de embriaguez ao volante, adquiridos recentemente pela corporação. O instrumento simula os efeitos do álcool no organismo durante a direção de um veículo.
A coordenadora do BPtran pela Vida, tenente Liliane Silva, destacou o quanto o projeto tem surtido efeito positivo. “Cada ação gera reflexão e desperta para a importância da educação no trânsito. Isso repercute ainda na diminuição dos índices negativos relacionados a segurança viária. E quando, através das atividades lúdicas, alcançamos as crianças por exemplo, por conseguinte alcançamos também os pais”, reforçou a oficial.
O evento contou ainda com a participação do comandante de Policiamento da Região Metropolitana, coronel Maciel Pantaleão; do comandante e subcomandante do BPTran, major Cícero Navarro e major Antônio André, além de parceiros do projeto e representantes do Lar São Domingos.
Maio Amarelo
O “Maio Amarelo” é um movimento internacional de conscientização para a segurança no trânsito, que busca chamar a atenção da sociedade para a segurança e a prevenção de acidentes nas vias públicas.
O objetivo da campanha é promover a educação e a conscientização sobre a importância de comportamentos seguros no trânsito, visando a redução do número de acidentes.
A campanha teve início em 2011, a partir de uma proposta da Organização das Nações Unidas (ONU) para ser o mês de conscientização sobre segurança viária. O amarelo foi escolhido por simbolizar atenção e alerta nas sinalizações de trânsito.