Compartilhe a notícia:

Chamar a atenção da população para tornar o trânsito um ambiente mais seguro, com menos sinistros e mortes, é o ponto principal do movimento Maio Amarelo. E, em Alagoas, a campanha foi oficialmente aberta no II Seminário Nacional de Educação para a Segurança Viária, realizado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran). O evento aconteceu durante dois dias, terminando nesta sexta-feira (10), com 450 participantes e palestrantes de vários estados no Centro de Inovação do Jaraguá.

O tema do Maio Amarelo de 2024 é “Paz no Trânsito Começa Por Você!”, com a intenção de provocar a reflexão dos usuários do trânsito, a fim de conscientizar que cada atitude conta e faz a diferença para esse ambiente ser mais seguro para condutores, pedestres, motociclistas, passageiros e ciclistas.

Durante a abertura, Marco Fireman, diretor-presidente do Detran Alagoas, destacou que os sinistros e óbitos estão ligados, diretamente, à falta de respeito dos condutores às normas de trânsito.

“Quando vamos analisar as estatísticas, vemos que a imprudência é um dos fatores principais que causam os sinistros de trânsito, muitos deles levando à morte ou deixando sequelas graves nas vítimas. Esse ‘mal’ tem sido o maior desafio para nós, que tentamos de diversas formas mudar o comportamento de cada usuário do trânsito para mostrar a importância da vida, que é muito valiosa para ele, para os filhos e demais familiares. E precisamos entender que nenhuma vida pode ser perdida no trânsito”, afirmou o gestor do órgão estadual.

 

O diretor-presidente do Detran Alagoas também participou da mesa temática que discutiu o tema: “Prevenção de Sinistros com Motocicleta: Problemas e Soluções”. Junto a ele estiveram Alexandra Panontin Morgilli e Silvana Di Bella Santos, da Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET/SP), Francisco Garonce, vice-presidente do Instituto Nacional de Projetos Para Trânsito e Segurança, e Wilson Yasuda, da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares.

A segunda edição do seminário contou com palestras, mesas redondas e apresentações de casos de sucesso. Todas as exposições foram feitas por especialistas de trânsito de Alagoas, Brasília, Pernambuco, e São Paulo, que abordaram os temas de educação para o trânsito, engenharia de tráfego, uso de novas tecnologias no trânsito, campanhas publicitárias educativas, redes intersetoriais pela paz no trânsito, estatísticas e fiscalização.

Ana Beatriz Vasconcelos, chefe de Gabinete da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), parabenizou o Detran Alagoas pela organização do evento, que é um marco significativo para que se possa criar na sociedade a consciência sobre a importância da segurança viária.

“O Maio Amarelo faz um alerta a todos os cidadãos, seja o pedestre ou o condutor. Nós somos responsáveis pela paz no trânsito, que vai além de cumprir somente as normas de trânsito, respeitar a velocidade ou parar na faixa de pedestre. A população precisa criar consciência, ter empatia com o próximo, precisamos ter paciência para estar no trânsito, que é um ambiente de risco”, disse Ana Beatriz, que representou o secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão.

Entre os participantes, estiveram presentes representantes de 18 Superintendências Municipais de Transportes e Trânsito (SMTTs), do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), da Polícia Rodoviária Federal, de escolas municipais e estaduais que estão recebendo as ações do programa Detran nas Escolas, além de representantes de outros órgãos ligados ao trânsito.