O mês de junho é marcado pela luta contra a violência ao idoso. Para celebrar o Junho Violeta, a Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) realizou, na última terça-feira (11), o Seminário de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa, realizado no auditório da OAB Alagoas, em Jacarecica.
A iniciativa teve como objetivo central discutir políticas públicas e contribuir para a construção e fortalecimento da rede de atendimento para combater a violência contra esse grupo populacional no estado.
Para a titular da Secdef, Arabella Mendonça, o seminário é fundamental para desconstruir a ideia de que a violência contra a pessoa idosa é silenciosa. “Essa grave violação de direitos existe e está presente em nossos lares, instituições e espaços coletivos”, afirmou a gestora.
Ela ressaltou que a Secdef está trabalhando em conjunto com seus parceiros na elaboração de políticas públicas para a pessoa idosa, com foco principal no envelhecimento saudável.
A programação do seminário contou com dois painéis temáticos, intercalados por apresentações musicais. O primeiro abordou a importância da estrutura de políticas públicas para a pessoa idosa, enquanto o segundo debateu o enfrentamento à violência contra esse público.
Movimento global
Pelo segundo ano consecutivo, a Secdef promove o Junho Violeta em Alagoas. Em 2006, a Organização das Nações Unidas (ONU), em parceria com a Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa (INPES), instituiu a campanha com este fim.
O objetivo é sensibilizar a sociedade para o combate às diversas formas de violência a esse público e faz parte de um movimento global em alusão ao Dia Internacional de Conscientização e Combate à Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado no mês de junho.